Será mesmo possível evitar o estresse? Bom, se a origem dele não for orgânica, hormonal, sim, é possível. Mas se for hormonal… Segure-se que o piloto sumiu!

 

 

 

O estresse vem ganhando o status de mal do século face ao volume e a diversidade de pessoas que ele vem vitimizando. Do nascimento a morte, estamos cada dia mais expostos ao estresse. Na grande maioria dos casos ele é provocado em nós por fatores externos. As notícias sangrentas dos noticiários, o trânsito, a poluição do ar, visual e sonora. A pressão no trabalho ou nos estudos. A competição. A concorrência.

 

Quase impossível de evitar o estresse nesta nossa atual rotina. Quase.

Difícil mesmo é evitá-lo quando surge de dentro do nosso organismo por questões hormonais, por exemplo. Quem nunca ouviu falar em TPM – tensão pré-menstrual ou menopausa? Estes são 2 exemplos de disfunção hormonal bem comuns, mas existem outros. Nestas situações em que seu organismo sofre uma alteração hormonal as consequências manifestam-se em diferentes partes do corpo ou da mente. Duas delas são o estresse e a depressão. Em comportamentos explosivos ou em declínios suaves e profundos, eles primeiro nos dominam para só então percebermos sua presença. Não há como evitar antes da manifestação. Mesmo prevendo uma ocorrência mais ou menos regular durante o mês ou conforme a idade da mulher.

 

O site Tua Saúde lista que os sintomas que caracterizam uma TPM forte são: Mau humor, Irritabilidade, Fúria, Vontade de gritar, Angústia, Cansaço, Insônia e Depressão. Mas sugere que “está tudo sob controle”. Já o Dr. Drauzio Varella é mais realista e transparece melhor o quão instável ficam as mulheres, de maneira geral, por conta de seus hormônios. No site G1, a BemEstar é ambígua ao afirmar que os mais de 200 sintomas da TPM podem ser controlados e depois afirma que só “podem ajudar” no controle. Vale a pena saber mais um pouco sobre estresse nas palavras e imagens do Ciência Hoje. O artigo é de 2002, mas continua bem atual.

 

Como, você mulher, pode evitar o estresse nestes casos?

Afaste-se

Um dos melhores conselhos que recebi até hoje foi esse. Fique longe por alguns minutos. No pico do estresse é melhor manter-se afastada do que fazer “uma cena horrível” na frente de todo mundo.

Cale-se

Este é outro truque indispensável. Quando descontroladas pelo estresse, falamos sem pensar e até gritamos. A palavra ofende e deixa marcas profundas. Feche a boca e conte até 10 antes de abri-la novamente.

 

Como permanecemos todos cercados por mulheres e não pretendemos nos livrar delas, o jeito é encontrar caminhos para superar estes momentos de tensão. Elas ao “aparentemente” livrarem-se da TPM caem inevitavelmente na menopausa. É possível um olhar mais atento às mulheres ao nosso redor para tirar as próprias conclusões a este respeito.

 

Você já baixou nosso ebook grátis “Tranquilo e Produtivo”? Se você tem dicas para passar, por favor, comente diretamente em nosso blog ok? Estamos todos (homens e mulheres) ansiosos por descobrir como recuperar a paz. 😀

 

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

Imagem :

Tradução livre

 

 

Compartilhar: