Quais as interrupções que você se permite ter? Nós já temos as interrupções naturais do ambiente corporativo, precisamos tentar manter sob controle, pelo menos, as que nós mesmos criamos.
 
daniel-goleman-serie-foco.jpg
 
 
 
Daniel Goleman discorre brilhantemente sobre esta questão em seu livro “Foco”. Se você ainda não leu pode começar com uma resenha do livro ou assistindo um vídeo onde o próprio Goleman o apresenta.
 
Desfocar seu momento de trabalho para dar uma espiadinha nas redes é um desrespeito com seu planejamento e com as suas horas vendidas para a empresa. Este é um belo exemplo de como usar o tempo de forma inadequada.
 

Suas entregas, planejadas como objetivos a serem atingidos, serão beneficiadas com algumas paradas estratégicas, não com paradas frequentes, por pura distração.

 
Quando você se permite perder o foco, vai usar mais tempo que gostaria para recuperá-lo (Daniel Goleman – Foco). Então vou relacionar algumas estratégias mas espero ansiosa por seus comentários aqui, nos contando como você faz para lidar com as interrupções que você mesmo cria ok?
 
Estratégias utilizadas pelos participantes dos treinamentos da Call Daniel para lidar com interrupções: 

bullet.pngManter um bloco de anotações sempre a mão para registrar as informações que entram como meteoros durante quaisquer atividades;
bullet.pngIncluir momentos específicos para matar a curiosidade em relação as redes sociais. Por exemplo os horários de almoço ou café;
bullet.pngManter desligados ou mudos todos os dispositivos que “apitam” avisando que chegaram novidades;
bullet.pngAtivar a secretária eletrônica do celular para que as mensagens importantes sejam registradas e ouvidas no melhor próximo momento;
bullet.pngEsclarecer para a secretária que durante determinado tempo você não deve ser interrompido;
bullet.pngNa ausência de uma porta que possa ser fechada com plaquinha de “Por favor, não interrompa”, use fones de ouvido. A simples presença deste dispositivo costuma inibir as pessoas para uma interrupção. Mas sinalizar com as mãos para que a pessoa retorne mais tarde pode reforçar a mensagem para os mais desatentos.

 

Recomendo a leitura deste outro artigo que trata sobre interrupções e o seu  Custo elevado de produtividade.

 
Abraços
 
 
Compartilhar: