Sobrecarregado. Acima da capacidade. E agora?


sobrecarga resized 600

 

Esta sensação é muito ruim e nem sempre é apenas sensação. Será possível discernir entre uma impressão ruim de sobrecarga e um risco real de estar à beira de um ataque de nervos? Vamos tentar descobrir isso aqui para agir enquanto é tempo. Muitas vezes as demandas ou os problemas nos chegam em tamanho volume que ficam inadministráveis. De repente nos vemos cristalizados, tentando decidir para onde ir e com uma enorme vontade de apenas “parar”.

 

Quem sabe sua agenda nem está lotada mas sua lista de próximas ações fugiu ao controle. São tantos itens que você nem consegue mais fazer a revisão semanal dentro da uma hora reservada para isso. O que fazer nesta situação?

 

A primeira providência é priorizar.

Mesmo sem uma análise detalhada item a item é possível bater o olho e saber quais deles andam pipocando em sua cabeça por sua importância e urgência. Uma vez selecionados e verificados que não cabem em sua próxima semana existem 2 caminhos:


Um deles é fazer hora extra. Muitos de nós fazemos esta opção apenas para ter certeza de que se não deu tempo é porque foi humanamente impossível. Qualquer reclamação da não entrega será simples de lidar. Não existem dúvidas que não foi possível.


Outro é manter o planejamento e realizar o que for possível dentro destes períodos. Vale dedicar um tempo maior na escolha das prioridades ou até fazer uma consulta ao seu superior imediato para ajudá-lo nisso.

 

Torturar-se ou permitir que o estresse diminua sua produtividade só vai piorar a situação. Relaxe. Aceite que está num momento de pressão e que o melhor a fazer é manter-se tranquilo e focado para produzir mais rápido sem perder em qualidade.

 

  • Anote os principais itens
  • Avalie e defina suas prioridades
  • Avise as pessoas a sua volta de que está num momento crítico e necessita de especial tranquilidade para cumprir suas entregas
  • Escolha o melhor local para realizar as tarefas e mãos a obra
 

Este pode parecer um conselho bem simples, mas não deixa de ser o óbvio. Se olhar para trás vai perceber que em momentos anteriores você tomou uma decisão (inconsciente?) entre estas duas opções ou deixou-se enlouquecer pela pressão e realizou muito menos do que gostaria.

 

A Call Daniel possui uma equipe de especialistas em gestão do tempo e produtividade, desenvolve materiais educativos e faz treinamentos customizados in company. Muitas vezes pequenas dicas práticas produzem resultados fantásticos em nossa produtividade e até aumentam nossa qualidade de vida.


Este mês de março/2014 estamos com uma turma aberta ao público. É uma ótima chance! Se você já participou recomende a um amigo. Mas corra, as inscrições estão se encerrando.


Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}


Imagem : uol.com.br

Compartilhar: