Os maus hábitos atrapalham e os bons ajudam. Vamos selecionar melhor os que queremos manter?

 

habitos saudaveis

 

Um artigo da FastCompany capturou estas dicas de 3 especialistas em produtividade. Vale a pena ler com muito carinho e experimentar. Se funciona para eles, pode funcionar para você.

 

As sugestões são baseadas num estudo da Universidade de Duke que garante: 40% de nossas decisões diárias não são decisões, são ações habituais. Este é um super poder que todos nós podemos desenvolver: bons hábitos.


 

  1. Não encerre “o Hoje” sem planejar o amanhã

Julie Morgenstern , organizadora profissional e autora de Never Check Email in the Morning (Touchstone, 2005) acredita que qualquer tempo perdido na parte da manhã é crítico. Não só fazendo a avaliação do foco do dia, mas também correndo o risco de entrar em modo reativo. Planejar o seu dia na noite anterior manterá seu foco nas ações necessárias da manhã seguinte, deixando de desperdiçar na seleção de o que fazer.


  1. Dê logout

Emily Schwartz , autor de The Time Diet: Digestible Time Management (2012) diz que a tentação em dar uma espiadinha nas redes sociais pode ser minimizada se você não se mantiver logado nelas. Toda vez que tentar fazê-lo o sistema vai pedir usuário e senha. São segundos preciosos que podem lembrá-lo de que esta não é a hora certa para elas.


  1. Seja proativo nas reuniões

Morgenstern sugere focar no lado produtivo das reuniões. Sim, elas não precisam ser improdutivas, caso você crie um rotina de pré-reunião onde irá preparar-se para ela. Seja pedindo mais orientações ao organizador ou enviando um email para os participantes explicando o que esperar dela. Essa ação antecipada cria sinergia no grupo para que já cheguem “quentes” nas ações que se desencadearão.


  1. Mantenha o acompanhamento

Delegar é preciso, mas acompanhar a evolução das ações delegadas é fundamental. Schwartz sugere que um email definindo claramente o que se espera como resultado é um minuto extra que pode economizar horas de aborrecimento posterior.


  1. Limpe sua mesa de trabalho todo fim de dia

O organizador profissional Janine Adams do Peace of Mind Organizing recomenda arrumar a mesa de trabalho antes de encerrar seu dia produtivo. Quando sua mesa está lotada de tarefas desorganizadas vai gastar tempo tentando encontrar o que precisa. Se não fizer isso todo dia a pilha pode ficar enorme.


  1. Recarregue os equipamentos eletrônicos à noite

Adans sugere que deixar os equipamentos na tomada à noite é a melhor política. Nada mais inconveniente que um smartphone, tablet ou notebook parados por falta de bateria.


 

Hábitos são ações que o cérebro realiza sem precisar gastar energia para isso. Estão automatizadas, funcionam de maneira regular e prevista. Criar os hábitos que nos ajudam no dia-a-dia é um salto de produtividade.

 

O método GTD baseia-se em hábitos que uma vez incorporados  transformam a vida das pessoas. Leia aqui alguns depoimentos dos que usam e estão muito satisfeitos.

 

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

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Imagem : wallpaperscraft.com
Tradução livre FastCompany
 
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