Hábitos são ferramentas poderosas para sua produtividade caso saiba usá-los a seu favor. Você já sabe?


Você já identificou que alguns de seus hábitos ajudam – como escovar os dentes para mantê-los saudáveis – e outros estão atrapalhando – deitar-se tarde, por exemplo.

Agora sua dúvida está em como criar novos hábitos e eliminar ou substituir os antigos (indesejáveis).

Para colaborar com você, estamos selecionando 5 atitudes que podem interferir fortemente neste processo. Experimente algumas por tempo suficiente para sentir os resultados ok?

 

1. Aceite que não será fácil o tempo todo

  • Será preciso persistir e ultrapassar as barreiras que surgirem por tempo suficiente para visualizar alguns resultados. Cada pessoa pode reagir diferentemente conforme o hábito e demorar de poucos dias até alguns meses. Errar faz parte, não significa que está perdendo a guerra, mas sim que está vencendo as batalhas e avançando. Não desista nos primeiros blocos de falhas que surgirão.

 

2. Busque as soluções que funcionam para você

  • Existem milhares de dicas e métodos, muitos não vão funcionar no seu caso específico. Crie adaptações que satisfaçam suas necessidades e gostos pessoais. A melhor resposta é a que você verifica em sua prática diária e os resultados aparecem em curto, médio ou longo prazos. Encontre um grande prazer no processo ou mude o processo, sem isso suas chances de sucesso diminuem muito.

 

3. Use sua mente a seu favor

  • Nosso corpo e mente adoram os hábitos, por mais prejudiciais que possam ser. Então fique atento, muitas das reclamações que eles farão são apenas o desconforto da mudança de hábitos. Uma boa estratégia aqui é manter ao alcance dos olhos o resultado final (pode ser um desenho de você já com o novo hábito, ou a foto do seu prêmio – prometido por você mesmo – para quando vencer).

 

4. Preencha o espaço vago

  • Caso decida, por exemplo, eliminar o hábito de uma guloseima após o almoço, isso vai deixá-lo com um vazio em si mesmo. Todos os dias, após o almoço, seu estômago vai gritar. Será muito mais eficaz substituir antigos hábitos por novos. Eu incluiria uma deliciosa fruta, neste caso. Use sua imaginação ou peça sugestões aos amigos, a troca precisa parecer muito boa para você. Relacione uma grande lista de vantagens nesta troca e ocupe o espaço vago seguro de que vale a pena o empenho.

 

5. Pequenos mas constantes

  • Mudar hábitos pode ser doloroso e nossa resistência transforma isso em um grande monstro. Seja diligente e firme consigo mesmo, o prazer em ver realizado compensa. Exija de si mesmo passos constantes e regulares, ainda que tímidos. Crie algum tipo de marcação e pequenos prêmios que mostrem sua evolução e o incentivem a perseverar.

 

Lembre-se de que substituir hábitos ruins por bons é um carinho que está fazendo a si mesmo e a todos a quem você ama.

 

O GTD tem mudado a vida de milhares de pessoas em todo o mundo. Leia alguns depoimentos. Depois assista a um vídeo inspirador de ação toda vez que o desânimo quiser dominá-lo.

 

Abraços,
[email protected]
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}

Imagem : br.thewaytohappiness.org
Tradução livre

Compartilhar: