habitos-um_grande_salto.jpg

 

Sim, dezenas de hábitos (bons ou ruins) podem afetar nossa produtividade segundo vários estudiosos no assunto (confira a lista de referências no final). Mas seria possível saber exatamente quais os que afetam você, em particular?

 

Considerando as muitas possibilidades já citadas pelos especialistas e as práticas do GTD, conforme as recomendações de David Allen, podemos arriscar um caminho bem personalizado para perceber o que exatamente rouba a nossa produtividade.

Supondo que você esteja organizando seus projetos e suas tarefas em listas, ainda que parcialmente, é possível dedicar um tempo para analisar este documentário e retirar grandes insights dele.

 

Experimente:

 

  1. Olhe para dois períodos específicos do passado em que você tenha se mantido nos dois extremos de sua produtividade e tente localizar os fatores que possam ter provocado estes estados. São grandes as chances de descobrir que algum fator emocional foi o principal influenciador tanto no de alta como no de baixa produtividade. Mas não é a única possibilidade.
  2. Agora que conseguiu identificar os principais gatilhos para tais resultados produtivos já está em grande vantagem para repetir ou evitar estas ocorrências.
  3. Sinta-se um cientista e tente reproduzir os cenários a fim de confirmar sua teoria a respeito do quanto este fator influencia ou não sua produtividade.

 

Você pode descobrir que alguma mudança de ambiente ou hábito foi o fator crítico que interferiu nesta oscilação. Um momento emocional bom ou ruim, uma doença, um projeto chato, novos amigos nas redes sociais, algum evento.

O importante é ser o mais honesto possível consigo. Use seu inventário de projetos concluídos e abandonados, suas listas de tarefas concluídas ou procrastinadas, como um material rico para entender o que funciona ou não para você.

Conhecendo bem nossos hábitos, qualidades e defeitos estaremos melhor equipados para usar estas características a nosso favor. Não tenha medo do que vai descobrir. Encare de frente e surpreenda-se com os novos resultados possíveis a partir desta consciência.

Ter uma visão clara sobre o benefício final de nossos atuais esforços é um poderoso energético. Então vou recomendar que defina seus horizontes de foco, como o próximo passo após as descobertas que fizer sobre seus hábitos e a maneira como eles estão afetando sua produtividade atualmente.

Você pode manter-se atualizado assinando as Dicas Call Daniel para mais produtividade e menos estresse. São as postagens deste blog, enviadas diretamente para o seu email, na frequência que você preferir. Que tal?

{{cta(’96aae534-e009-4316-87a9-0ad0bae9896e’)}}

Abraços

 

Como prometido no início, seguem algumas referências externas:

imagem: incentivodevida.com

Compartilhar: