A habilidade de manter-se focado é uma das que mais pode melhorar a nossa produtividade. Mas para além do básico, desligar celulares, dar logout da internet, o que mais pode ser feito?

 

11 sugestões inusitadas foram listadas num artigo do LifeHack e trazidas aqui para você se inspirar:

 

1) Afaste-se de sua mesa de trabalho habitual

Uma mesa cheia de tarefas, aguardando você, pode criar uma pressão que desequilibra sua concentração. Mudar para um ambiente “limpo” dessas interferências vai ajudar em sua concentração para realizar o que já está em suas mãos.


2) Esvazie sua mente

Se for preciso parar a tarefa atual para isso, faça. Defina que durante uma hora vai apenas planejar. Processar e-mails e papelada, criar ou revisar as listas de tarefas e calendário, anotar os pensamentos que estão rondando sua cabeça. Ao fazer isso a sensação de que está tudo sob controle o acalma. Veja mais no artigo  “Melhores formas de processar”.


3) Ouça um pouco de música clássica

Verdade ou mito, o efeito Mozart era um dos artifícios usados por Albert Einstein quando queria encontrar uma solução para seus problemas. Vale a pena experimentar por alguns minutos e prestar atenção aos resultados.


4) Mexa-se

Exercícios regulares são o ideal para sua saúde física e mental. Mas os esporádicos e rápidos também fazem seu sangue correr mais rapidamente e proporcionam bem estar imediato.


5) A multitarefa não vai ajudá-lo a ter foco

Nosso cérebro gasta mais energia se reorganizando toda vez que mudamos de uma tarefa para outra. Melhor um pássaro na mão que dois voando.


6) Faça de conta que é para hoje

Normalmente sentimos mais dificuldade de manter o foco quando nosso prazo de entrega está longe. Ocorre que se planejou começar esta tarefa hoje é porque existem outras atividades pelo caminho que serão prejudicadas se você não fizer. Feito é melhor que perfeito, não se engane nisso, procure realizar o que já planejou, mesmo que precise fazer de conta que seu prazo de entrega é amanhã para criar um senso de urgência. Essa dica é muito boa para os procrastinadores.


7) Providencie luz à sua volta

Nosso cérebro percebe a luz e entende que está na hora de agir tanto quanto que é hora de diminuir o ritmo por sua ausência. Prefira luz natural sempre que possível.


8) Recompensas aumentam a produtividade

Mas use  recompensas que realmente agradem. Escolha algumas boas opções e lance mão delas para se premiar de vez em quando.


9) Listas de Stop Do

Isso mesmo, todos já temos nossas listas de to do, cheias de tarefas nos aguardando. Mas poucos de nós temos algumas listas do que parar de fazer se o objetivo for isso ou aquilo. Se está redigindo um texto não deveria interromper para ler e-mails. Se tem uma reunião importante amanhã não deveria deitar tarde.


10) Não fuja das análises

Ignorar seus problemas não vai resolvê-los. Análises regulares sobre seu dia, semana ou mês ajudam a identificar o que está funcionando e o que não está. Encare esta análise para conquistar a chance de mudar os resultados.


11) Pare

Durma, passeie, descanse. Pode não ser muito intuitiva esta escolha pois o que você mais precisa no momento é agir, não fugir. No entanto, estas paradas são estratégicas para reabastecer você e sua capacidade de produzir mais e melhor.

 

O inesperado provoca uma reação de alerta em nosso organismo, então use alternadamente as diversas estratégias sugeridas aqui.

 

O GTD™ pode ajudá-lo se precisa de mais produtividade. Ele permite maior performance, capacidade de realização e inovação. Alivia a sensação de sobrecarga, gerando foco, clareza e confiança. Décadas de pesquisa e prática do GTD™ no cotidiano, levaram à publicação do Best-Seller Internacional: “Getting Things Done” (A Arte de Fazer Acontecer). Publicado em mais de 28 idiomas, a revista TIME o anunciou como: “O livro definitivo de autoajuda para negócios do seu tempo”. É o método para melhorar a qualidade de vida, gerar mais impacto nos resultados da empresa e na vida pessoal com equilíbrio.


Entre em contato para saber mais!

 

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}


Imagem : ricardogandra.com
Tradução livre LifeHack
Compartilhar: