Não, não é uma concorrência. Um não elimina o outro, são perfeitamente complementares. Aqui você vai ler sobre GTD + Project.

 

bons projetos resized 600

 

O novo Project 2013 está com foco total em transmissão de informações, comunicação e colaboração, sem perder sua competência. Todos nós, já usuários do GTD, sabemos o quanto isso é essencial. Num comparativo os gerentes de projeto comemoram as novidades.

 

A questão entre GTD e Project é muito mais de dependência que de concorrência. Quem usa ou usou o Project para gerenciar os projetos simplesmente não consegue mais viver sem um gerenciador em sua vida. O caso é que a versatilidade do rapaz não pode ser comparada ao GTD.

 

O GTD é “multitudo”. Para qualquer uso, cenário, plataforma, complexidade, empresa, equipe e principalmente até individual. Cenário impensável ao Project. Muito provavelmente ninguém compraria e se daria ao trabalho da curva de aprendizado em Project apenas para gerenciar seus projetos pessoais. No entanto é gerenciando sua vida pessoal que conseguirá resolver as questões básicas dela, como valores e prioridades. Muitos enroscam aqui, ao tentar definir os valores das coisas que já existem em sua rotina mas passavam despercebidas antes do GTD.

 

Já a recíproca é verdadeira, quem faz uso do Project pode beneficiar-se grandemente dos conceitos do método GTD. O GTD possui uma curva de aprendizado menor e pode começar a funcionar com apenas lápis e papel. Em uma semana os benefícios já ficam visíveis. O hábito adquirido pelo GTD,  principalmente em seu incentivo de análise e acompanhamento regulares, fazem diferença aqui. Mas o essencial acontece quando você chega ao ponto de “mente clara como água”. Você entende onde está, para onde quer ir e como chegar lá, competência essencial para se gerenciar projetos. Sejam coordenadores, líderes ou gerentes de projetos, todos irão beneficiar-se adquirindo excelência em GTD. Começando do micro universo particular até a macro complexidade dos grandes projetos, o GTD desenvolve competências essenciais a estes profissionais.

 

Com a “casa em ordem” fica bem mais simples gerenciar tudo o mais. E olha que eles precisam de fôlego para atuarem nesta área de projetos. Neste artigo de um Congresso Internacional podemos visualizar com mais clareza as minúcias do que o mercado exige destes profissionais.

 

Clareza em prioridades, planejamento e acompanhamento com um bom jogo de cintura são essenciais aqui. Neste sentido GTD + Project formam uma excelente parceria.

 

Se você já ouviu falar em GTD mas não se arriscou ainda, aproveite para baixar nosso e-book de Introdução ao GTD. Ele é simples e objetivo, vai proporcionar uma primeira experiência muito boa. A maior dificuldade que o GTD pode te oferecer é a de entender sua própria vida.

 

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}

 

Imagem : http://www.webdesignerdepot.com/2013/02/15-tools-for-getting-things-done/


Compartilhar: