quando dizer não

Desculpe mas minha resposta é NÃO! Este é um treinamento pessoal, exercite.

Sejam pessoais, familiares ou profissionais, todos temos objetivos que desejamos e precisamos atingir. Na interação social, muitos deles acabam se perdendo em função do outro. Mas saiba que é possível viver em sociedade sem sacrificar sua individualidade. Foque neste treinamento pessoal e aprenda de uma vez por todas a dizer não suave e definitivamente.

Você não só pode como deve ser gentil. Não há necessidade de grosserias, inclusive no tom de voz. O que você não pode é dizer sim, quando não quer ou não poderá cumprir o acordo.

Quantas vezes já passamos por esta situação embaraçosa? É uma verdadeira saia justa quando precisaríamos dizer sim para o outro, mas no fundo sabemos que nosso desejo é dizer não. Não faz diferença se é uma resposta para Chefe, subordinado, esposa, filhos ou amigos. O fato é que dizer não causa um problema imediato e dizer sim poderá ser um problema a curto, médio ou longo prazo. Na pior das hipóteses poderá ser até um sim não cumprido, o que nos coloca em apuros bem piores dependendo da situação. Dizer sim quando se quer dizer não pode transformar-se num monstro tão fora de controle que o arrependimento acaba inevitável.

Por que você deve dizer não? 4 Bons Motivos. 

1. As pessoas vão respeitá-lo.
As pessoas que dizem sim para tudo, em uma tentativa de ser amado, são rapidamente reconhecidas como ingênuas. Quando você diz a alguém que possui limites está mostrando que respeita a si mesmo – e é assim que você ganha o respeito dos outros.

2. As pessoas vão vê-lo como mais confiável.
Quando você fala sim significa que você tem tempo e capacidade real de fazer um grande trabalho (e entrega um grande trabalho), você vai ganhar uma reputação de ser confiável. Se você disser que sim a tudo, você é obrigado a fazer um trabalho “meia-boca” em tudo.

3. Quando você é seletivo com suas tarefas, você vai aproveitar melhor suas forças naturais.
Se você se concentrar nas coisas que você é bom, você vai ser capaz de melhorar seus talentos naturais. Por exemplo, se você é um grande escritor, mas você não é tão grande como um desenhista, você pode se oferecer para escrever discursos, mas você não deve se inscrever para fazer os cartazes para o seu clube. Concentre-se em sua força e aprimore suas habilidades (e sua experiência).

4. Sua vida será menos estressante.

Você pode sentir a tentação de dizer sim para as pessoas, a fim de agradá-las. No longo prazo, você só está prejudicando a si mesmo e aos outros quando você faz isso. Você se estressa por sobrecarga  e sente o aumento contínuo desse estresse. Quando menos perceber  vai decepcioná-las.

Dizer não é uma arte a ser pensada, treinada e aprendida. 

Adote este hábito como um treinamento pessoal.  Você pode escolher bem as palavras, o tom de voz, a maneira e o melhor momento, só não pode adiar indefinidamente. Mantenha o foco:

  1. Pense antes de falar
  2. Escolha as palavras e o tom de voz
  3. Seja honesto

Mentira tem pernas curtas e se você não for um mestre em mentir ganhou mais um problemão. Com a prática você torna-se um especialista em dizer não e sente na pele os grandes benefícios.

  1. O primeiro deles é o respeito adquirido por si mesmo e pelo outro.
  2. O segundo será não precisar mentir e ficar mais perto de cumprir todos os acordos que faz.
  3. O terceiro e mais valorizado em longo prazo é que atinge mais de seus objetivos.

Vamos usar o óbvio aqui:           

Você nunca deve dizer não a alguém que está apenas pedindo que você tome conta de suas responsabilidades reais já assumidas pela função (seja você um empregado, aluno, voluntário, etc). Se for, você deve ter um ótimo motivo para estar dizendo não ou poderá ter que procurar um novo emprego em breve. Fique de olho em suas responsabilidades, objetivos e contribuições na empresa – use o senso comum.

Conheça nossos serviços e saiba mais como aliviar o estresse, manter-se organizado e produtivo.

Compartilhar: