Processar pode ser uma brincadeira com o E-mail Game
Se você está precisando de um incentivo para processar seus e-mails pode experimentar isso: transforme-o em um game.
Não se preocupe, não requer nenhum conhecimento em programação de computadores. Trata-se de um software/aplicativo que roda diretamente do seu navegador. Basta fornecer seu email e concordar com os termos (acesso a seus dados).
A medida que o volume diário de nossos e-mails aumenta, nossa vontade de abrir a caixa de entrada diminui. Mas adiar a solução só aumenta o problema. O volume de mensagens só vai aumentar e “pular algumas” pode ser um erro fatal, de repente você deixa de ver algo muito importante.
O aplicativo trata o processamento de e-mails como uma “corrida” cronometrada onde o usuário, depois que se familiariza com o sistema, mantém foco total para ganhar pontos por sua produtividade. São 45 segundos antes do placar mudar de amarelo para vermelho.
Além dos recursos básicos para responder e encaminhar, ele oferece o pular (Skip) e o “me envie novamente” daqui tanto tempo (Boomerang). Estas duas funções incentivam o usuário a resolver primeiro o que é bem rápido (a semelhança do GTD) e só então mergulhar com tempo e atenção nos itens mais complexos.
Outra função bem interessante é o relatório fornecido assim que finalizamos o processamento.
As estatísticas de nossa performance incentivam o espírito de competição e auto superação a semelhança dos games. Para ficar mais desafiador ainda você pode compartilhar nas redes sociais e disputar com os amigos.
A verdade é que dificilmente seu futuro estará livre dos e-mails, então pode ser uma boa ideia adaptar-se a isso o mais rapidamente possível. E sobreviver!
Para os mais conservadores vou recomendar estes outros três artigos sobre processamento de e-mails (sem softwares adicionais além do seu manipulador de emails padrão) que estão se mostrando eficientes:
|
|
|
Abraços,
Marcia.Sisi@CallDaniel.com.br
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade
{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}
Imagem : baydin.com