Felizmente os computadores e a internet vêm quebrando as barreiras educacionais e ampliando os horizontes para pais, educadores e alunos. Conheça alguns aplicativos que podem ser úteis.

 

tecnologia7

 

Afinal a nossa escola está ou não usando os recursos tecnológicos ao seu alcance neste século 21? Muitas já estão se esbaldando, outras ainda não conseguiram nem descobrir quais são, muito menos onde estão. Criar expectativas de que saibam usar bem muitas delas, pode ser frustrante. Este é um caminho sendo percorrido e construído ao caminhar.

 

Diferentes formas de aprender e ensinar compõe uma diversidade difícil de administrar. O Google e a Fundação Lemann toparam este desafio e a Época Negócios nos conta como foi o lançamento da plataforma de educação YoutubeEdu.

 

Aqui, os recursos educacionais estão divididos entre:

  1. Fontes de informação, debate e inspiração a respeito de nossa educação

    • Portal Porvir: tem como tema principal a transformação que a tecnologia tem trazido para o processo de ensino e aprendizagem, oferecendo eventos, matérias jornalísticas, artigos de especialistas e muita inspiração.

    • Encontro Educare: em português e espanhol promove encontros, debates, palestras e boas práticas.

    • REA: promove a inovação em políticas públicas na educação através de recursos educacionais abertos.

    • Parceiros na aprendizagem: A iniciativa Microsoft Parceiros na Aprendizagem foi lançada mundialmente em 2003 com a missão de promover a educação por meio do desenvolvimento de parcerias e colaboração de longo prazo com governos locais (federais, estaduais e municipais), o que trás como consequência a aceleração do desenvolvimento socioeconômico do país, tornando-se assim um compromisso para melhorar a qualidade da educação.

    • Educar para Crescer: portal recheado de recursos com indicação dos melhores softwares.

  2. Ferramentas

    • ExamTime: comunidade de aprendizagem com permissão para que você crie, compartilhe/descubra recursos de aprendizagem como mapas mentais, flashcards, quiz/notas grátis!

    • Escola Digital:  reúne, em um único ambiente de busca, objetos e recursos digitais voltados a apoiar processos de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula. A plataforma foi criada para facilitar o acesso de professores e alunos a materiais educativos disponíveis na internet.

    • Edmodo: com alguns problemas na versão em português o Edmodo convida você para que junte-se a mais de 31 milhões de professores e estudantes,  em uma conexão segura, salas de aula on-line, para participar colaborando em trabalhos, descobrindo novos recursos, e muito mais! 

    • Quizzes: criação de perguntas e respostas que parecem jogos. Jogos de Quiz é um site de Quiz (Trivia) onde qualquer pessoa pode criar e publicar seus próprios quizzes, além de jogar inúmeros quizzes publicados por outros usuários.

destaque pessoal para zygotebody

    • ZygoteBody: antigo experimento do google para conhecer o copo humano é algo surpreendente e muito educativo.

    • ArtProject: imperdível para os amantes da arte, ele permite visitar museus do mundo inteiro e apreciar suas obras sem sair do sofá.

 

Meia dúzia de sugestões são apenas a ponta do iceberg, visto bem de longe. Para aumentar um pouquinho mais a lista e contribuir com sua produtividade vale uma visita no googleplay Volta às Aulas. Lá você encontrará de aulas de matemática até um “Salva Vidas” de Celular, veja a descrição dele: Quando seus filhos usam o telefone, coloque-o no Modo Criança! Nosso Bloqueio de crianças mantém suas aplicações em segurança, para que a criança não saia fazendo chamadas ou apagando seus e-mails. Dentro Modo Criança, as crianças podem jogar todos os seus aplicativos favoritos (Android), pintura em nosso estúdio de arte, ou até desfrutar de centenas de outros para diversão como jogos educativos, livros e vídeos escolhidos para a sua idade (apenas em Inglês).

 

As possibilidade atuais são tão amplas quanto diversas e substituíveis face a velocidade com a qual se reinventam. Ainda assim listei algumas, conto com todos os leitores para manter os links atualizados. Sempre que algo deixar de funcionar, por favor  nos avisem ok?

 

Abraços,

 

 

 

Imagem : universopedagogia.com

Compartilhar: