Alguns profissionais recebem destaque na equipe ao transparecer comportamentos de líderes, juízes, motivadores ou quando demonstram um desempenho produtivo superior aos demais. No entanto, as diferenças de competências e desempenho entre eles nem sempre são como vaga-lumes saltando aos olhos.

Onde as diferenças de desempenho do profissional ficam mais evidentes?

 alto_desempenho.png

Quando existem vários profissionais executando as mesmas funções, um comparativo de resultados entre eles traz um parâmetro que pode ser usado como incentivo de autossuperação para os demais. Quando o cenário não é este, o desempenho pode ficar evidente analisando o comportamento do profissional diante de desafios crescentes e dos resultados apresentados, prazos cumpridos, comprometimento, postura, disposição ao crescimento e justificativas apresentadas. Muitas empresas realizam a análise de desempenho com regularidade para perceber isso com clareza.

 

É possível interferir no desempenho de um profissional?

Sem dúvida alguma, vários fatores do ambiente de trabalho e até fora dele podem ser determinantes na oscilação do desempenho.

A valorização, gestão de qualidade, capacitação, feedbacks assertivos e reconhecimento são poderosos impulsionadores de desempenho.  Tanto quanto abandono, reclamações constantes e exigências acima do que o profissional pode oferecer são desmotivadores.

 

Desempenho é tudo?

Consideradas as diferentes exigências, sim. Não faz sentido esperar um bom desempenho em análises lógicas das funções em que o foco é a criatividade, nem liderança em que a necessidade do trabalho é obedecer rigorosamente às regras já estabelecidas. Um time campeão é composto por diversos perfis comportamentais em que a boa gestão é excelente para administrar essas diferenças. Desde que cada profissional esteja alocado para as tarefas que possui as melhores competências, acompanhar seu desempenho e incentivar a melhoria constante dele é o melhor que podemos promover.

 

Debaixo de tudo que você não pode, espera aquilo que só você pode.

No geral, profissionais com desempenho acima da média, em determinado aspecto, são também profissionais com desempenho na média ou abaixo dela em tantos outros aspectos. É um equilíbrio natural e um preço que precisamos estar dispostos a pagar se desejamos profissionais excepcionais em nossas equipes. Por outra perspectiva, temos alguns profissionais que apresentam desempenho ruim em vários aspectos, mas que preenchem com alto desempenho um item específico e impactante em nosso negócio.

Em cada função, ter profissionais com as competências requeridas não é suficiente, é preciso reconhecer cada perfil e saber lidar com ele respeitando suas diferenças e particularidades. Esta pode ser a diferença entre o sucesso e fracasso do time inteiro.

A Call Daniel desenvolveu alguns e-books para gestores de RH e de equipes que podem interessar a você. Escolha o seu clicando aqui:

{{cta(‘f2c1c74e-fc09-49de-a350-17dd84262060’)}}

abraços

Cris

 

imagem: marcalsiqueira.com.br

Compartilhar: