Muitas vezes acreditamos que seria um luxo de nossa parte desejar mais autonomia em nosso trabalho diário. Fazer coisas interessantes então, um sonho. Mas isso não precisa ser exatamente assim. Com jeitinho é possível despertar um interesse genuíno na equipe e a autonomia para a escolha de tarefas pode ser o segredo. O exemplo inspira, confie.

describe the image

 

Pesquisadores e psicólogos vem estudando isso e chegaram a conclusão de que mesmo cansados, ao receber uma tarefa complicada mas interessante o resultado final é melhor que ao receber algo fácil mas chato.


Então qual o grande segredo para construir um caminho viável e conseguir um resultado estimulante?

Oferecer uma maior autonomia na escolha de tarefas tornando-as mais interessantes para quem vai realizá-las.

Não é impossível e você conseguirá fazer usando estas dicas.


  1. Compartilhe seus objetivos

    Pode parecer óbvio, mas muitas vezes “entregamos” as tarefas sem oferecer a devida clareza sobre a importância delas. Mais que resultados esperados, tudo pretende alcançar determinados fins. Caso a realização da tarefa não alcance este objetivo foi tempo perdido ou mal empregado. Ao mesmo tempo, quanto mais claros os objetivos mais simples para definirmos nosso real interesse em realiza-la com sucesso. Algo muito óbvio para você, pode passar despercebido pelo outro. Certifique-se de que receberam a informação necessária e capturaram a mensagem. Repita várias e de diversas maneiras.


  2. Crie espaço para a autonomia

    Nem sempre será possível dar carta branca, então aproveite ao máximo todos os momentos em que for. Nos outros maximize as possibilidades entendendo as preferências do time e concedendo-lhes o poder da decisão. Alguns preferem dedicar mais tempo ao planejamento, outros ir remanejando a medida que realizam. Alguém gosta de acompanhamento e palpites, feedbacks regulares. Outro prefere não ser interrompido em seu fluxo. Essa liberdade faz muita diferença. O tratamento pode ser diferenciado, os resultados é que precisam atender regras específicas.


  3. Ofereça escolhas ainda que periféricas

    Por mais rígido que precise ser o processo e a metodologia, com alguma criatividade você poderá oferecer direitos de escolha que fazem muita diferença no envolvimento, empenho e interesse de participação. Podem ser nos detalhes. As reuniões precisam ser toda semana, mas cada vez um pode escolher o foco da discussão, por exemplo. O local ou o melhor horário. O revezamento de funções a cada encontro, como quem coordena, anota, faz papel de conciliador.


Nosso objetivo aqui é usar a autonomia e o interesse para impulsionar a equipe. Envolvê-la emocionalmente. Energizá-la. Quando o time veste a camisa, entende os objetivos, se envolve com processos e resultados o trabalho fica mais estimulante. A sensação de equipe e pertencimento é confortante e a satisfação fica evidente durante todo o percurso.


Reserve mais minutos em sua agenda semanal para pensar nesta alternativa e criar as chances possíveis para vê-la interferindo nos resultados finais. Depois nos conte, já estamos curiosos para saber como foi a sua nova experiência com a equipe.

Abraços

[email protected]
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade


Imagem:  edencaf.forumfree.it

Baseado no original em inglês: http://99u.com/articles/16677/the-secret-to-feeling-energized-at-work-autonomy

Compartilhar: