O trabalho em home office exige diversas mudanças de hábitos e você precisa estar preparado para novos desafios, como o surgimentos de muitas demandas neste período. Se você tem um sistema de organização pessoal, ele irá funcionar para qualquer que seja a sua rotina. O GTD® é um ótimo exemplo, adapte os processos para se adequar ao home office.

Os 5 passos do GTD® na gestão de tarefas

A metodologia GTD® nos ensina a criar o hábito de uma rotina organizada e disciplinada seguindo 5 passos. Veja como você pode organizar e lidar melhor com as suas demandas com eles:

  1. Capturar: Para começar, reúna todas as suas demandas em uma ferramenta única, que pode ser uma agenda ou uma ferramenta digital. Feito isso, é importante que cada vez que algo novo surgir, você vá incluindo nesta mesma ferramenta.
  2. Esclarecer: Essa é a hora de analisar quais  demandas precisam de uma ação e que ação é esta. Identifique também as tarefas que podem ser descartadas, arquivadas para projetos futuros ou delegadas.
  3. Organizar: Após esclarecer suas demandas, vamos organizá-las por contextos. Você pode definir dia e horário para aquelas que dependem de prazos e delegar aquelas que precisam ser apenas acompanhadas.
  4. Refletir: Escolha um dia durante a semana para revisar todas as tarefas e marque este compromisso na agenda. No GTD® chamamos de Revisão Semanal. Este é o momento para identificar se todas essas demandas ainda são relevantes e se as prioridades se mantiveram.
  5. Engajar: E por fim, execute as suas demandas.

Mantenha a prática

Gerencie o seu tempo, procure respeitar a ordem da sua agenda e consulte regularmente qual é a próxima tarefa. É importante que você tente manter uma rotina disciplinada. Para uma vida mais equilibrada e sem estresse, busque aplicar o GTD® em sua rotina e melhore o seu desempenho em diversas situações do seu dia a dia. 

Separamos também algumas dicas para manter sua produtividade no home office, com conteúdos do blog e de outros especialistas.

Compartilhar: