Muitos leitores estão enviando indagações sobre o uso das etiquetas (tags) ou categorias, alegando que, por dificuldade para usá-las, acabam apenas criando muitas pastas ou cadernos.

A visão que precisamos ter aqui é que os conteúdos das pastas/cadernos estão restritos a elas(es). As coisas estão na pasta X ou na pasta Y, não podem estar nas duas ao mesmo tempo. Já as categorias (tags) são muito versáteis, podem estar associadas às tarefas de todos os lugares e serem combinadas entre si.

Veja um exemplo de combinações:

só @Rua, ou @Rua + !Hoje, @Rua + #Feitos

só @Chefe, 

ou @Chefe + @Ana + @Pedro

só #Documentos, ou #Documentos + .Projeto X

 

Consegue visualizar como isso pode colaborar na separação e junção ao mesmo tempo?

Sem contar que irão facilitar muito na busca e localização de conteúdos específicos relacionados a pessoas, locais, tempos, ferramentas e quaisquer outros conjuntos que entendermos como recorrentes e úteis.

Quando descobrimos a excepcional utilidade desse recurso, o uso de tags pode se avolumar de uma tal maneira que os usuários criam mais um artifício para colaborar nisso: símbolos que precedem as palavras. Assim, !, @, #, $, %, ˆ, &, *, ., :, ?, /, “, -, _ , >, >>>, <, =, +, |, {, …, serão separadores chave no início de quaisquer agrupamentos.

placas_indicativas

Exemplo:

@ Ações

! Status

# Referências

. Projetos

& Pessoas

$ Finanças

^ BigRocks

Apenas a sua imaginação e a praticidade no uso serão seus limites aqui.

Experimente analisar quais as palavras que aparecem com mais frequência em várias anotações diferentes. Este é o critério para transformá-las em uma tag e beneficiar-se dos resultados. Ficarei feliz em conversar com você para esclarecer suas dúvidas adicionais neste assunto. Deixe seus comentários aqui no Blog ou envie no “Pergunte ao Daniel”.

 

Abraços,

[email protected]
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

Imagem: tripadvisor.com.br

Compartilhar: