A mesa de trabalho é um espaço onde as pessoas passam a maior parte do dia, cerca de 6 a 8 horas diárias. Este espaço deve ser mantido sempre organizado e também tem de servir de inspiração para o profissional. Uma mesa desorganizada afeta a produtividade causando atrasos e estresse desnecessários.

Uma pessoa que consegue organizar sua mesa de trabalho economiza tempo e consegue realizar suas obrigações de forma mais eficiente. Esta prática facilita a busca por suas capturas que foram armazenadas. Além deste ponto positivo, a imagem de um local arrumado garante um ótimo cartão de visitas para o profissional.

Mesmo que a maioria das pessoas saibam que a organização é fundamental não apenas em nosso ambiente de trabalho, mas também, em nossa vida pessoal, não é difícil olharmos por aí e encontramos diversos locais de trabalho bastante desorganizados. Existem inúmeros motivos que geram este tipo de comportamento, mas é possível tomar atitudes que auxiliem para que toda essa bagunça fique bem longe.

Organizar a mesa e o local de trabalho, resultam benefícios como:

  • Aumento da produtividade;
  • Maior domínio em relação ao tempo;
  • Redução de sensações de estresse e ansiedade;
  • Conforto e bem-estar;
  • Aumento da probabilidade de reconhecimento/promoções;
  • Redução da probabilidade de perda de documentos;
  • Potencialização de sua rotina diária e muito mais;
  • Quanto maior a organização, mais fácil se torna o exercício da captura. 

Com todos estes benefícios, não é difícil perceber o quanto vale a pena investir um tempo para se organizar, não é mesmo? Quer conhecer algumas dicas que vão te ajudar neste processo de organização? Confira abaixo uma lista com recomendações que separamos para te ajudar. 

 

1 – Não procrastine

O primeiro passo é começar. Se caso existir vários focos de desorganização, comece a arrumação pelas áreas menores. 

 

2 – Separe em duas pilhas: descartar e guardar

Crie duas pilhas: descartar e guardar. Separe o que deve ir para o lixo do que realmente deve ser mantido. Tudo o que não tem mais funcionalidade como: canetas que não funcionam, papéis de publicidade, catálogos antigos e etc, devem ser retirados da mesa.

 

3 – Organize e esclareça

Reúna os papéis e documentos em sua caixa de entrada e esclareça quais exigem uma ação. Logo após a separação, guarde em pastas, caixas ou arquivos. Os que não forem mais úteis e que você não necessite acessar com frequência, podem ser armazenados em um local longe da sua mesa de trabalho. 

 

4 – Conserve o mínimo de papel possível

Desapegue de todos os papéis que não precise. Para aqueles que ainda são necessários serem mantidos, procure digitalizá-los e arquivá-los se possível. Existem vários aplicativos de celular fáceis e rápidos que realizam essa função.

 

5 – Pondere quantos enfeites colocar na mesa

Não sobrecarregue sua mesa com muitos objetos pessoais. Eles podem ocupar uma área que deve ser de trabalho. 

 

6 – Utilize organizadores de mesa

Não deixe espalhados pela superfície da mesa itens de escritório (caneta, borracha, clips e etc). Invista em organizadores de mesa, hoje em dia existe uma variedade enorme de objetos que ajudam na organização.

 

7 – Use divisórias

Para quem possui gavetas em sua mesa, instale divisórias para separar os objetos. Esta peça possibilita reunir itens com dimensões semelhantes em suas divisões e mantêm a ordem no local.


8 – Não abuse dos Post-Its

Não abarrote sua mesa e/ou seu monitor com Post-It. Esses inofensivos papéis colantes podem tirar a sua concentração. Se você precisa manter várias anotações por perto, tenha um caderno exclusivo para isso.


9 – Atenção aos objetos

Não acumule copos e embalagens de comida sobre a mesa. Se possível, não faça nenhuma alimentação em sua mesa de trabalho. Este hábito é prejudicial à higiene, à saúde e pode causar acidentes.


10 – Identifique Documentos

Para conseguir encontrar de forma rápida seus documentos, identifique-os com Post-It ou etiqueta. Deste modo, você e qualquer pessoa, caso necessário, vai encontrar o papel com facilidade.

Com essas dicas ficou fácil ter uma mesa organizada não? Lembre-se, o externo reflete o interno. Siga as dicas, adote o hábito de manter a sua mesa organizada e livre-se do estresse. 

 

Compartilhar: