Quando pensamos em meditar, vem à mente a imagem de uma pessoa concentrada, sentada e de olhos fechados. Porém, ao contrário do que muitos pensam, é possível meditar com os olhos abertos e ter os mesmos benefícios da meditação normal.

De acordo com o Huffington Post Australia, um adulto médio tem aproximadamente 90.000 pensamentos diários e cada um deles gera uma resposta no corpo. Por isso, muitos têm buscado alternativas para diminuir o ritmo. Porém, nem sempre é possível se fechar em um quarto para praticar a meditação.

Confira o post de hoje e saiba mais sobre a meditação com os olhos abertos e as suas vantagens!

A meditação

Pode parecer estranho imaginar alguém meditando com os olhos abertos. Muitas pessoas preferem meditar com os olhos fechados para se concentrarem mais facilmente. Porém, nem sempre estamos em um ambiente reservado, então a meditação com os olhos abertos passa a ser uma opção.

Mas você deve lembrar que um método não é melhor do que o outro. O importante é escolher o que mais encaixa ao para você.

A facilidade de se meditar com os olhos abertos

Uma das vantagens desse tipo de meditação é a possibilidade de praticá-la em vários lugares e momentos. Esse conceito também é incorporado pelo Mindfulness. Essa técnica ensina as pessoas a focarem a atenção no presente, usando técnicas de meditação, ioga e respiração.

Por sua praticidade, você pode meditar com os olhos abertos até mesmo no escritório. Este tipo de meditação é muito acessível e pode trazer benefícios diários e resultados a longo prazo para sua saúde.

A meditação no ambiente de trabalho

Produtividade e eficiência estão muito relacionados ao ambiente de trabalho, porém, a meditação não traz benefícios apenas para executivos e líderes.

Na nossa rotina é comum iniciar uma tarefa após a outra, sem nos preparação. Isso prejudica a nossa concentração e eficiência, pois dividimos nossa atenção, não realizando nenhuma das tarefas com excelência.

Nessa situação, meditar de olhos abertos pode trazer muitos benefícios. Já que você pode praticar em sua mesa de trabalho, ou em uma sala de reuniões.

Você pode focar sua atenção até mesmo para a parede branca do ambiente, uma gravura ou um objeto na mesa. Além disso, o foco também pode estar na própria respiração.

De acordo com especialistas, a meditação estimula o córtex pré-frontal, fazendo com que a pessoa tenha um pensamento mais rápido e analítico. Por isso, ao meditar, o praticante começa a prestar mais atenção ao momento e suas tarefas, melhorando a sua concentração.

A meditação no combate à ansiedade

O estilo de vida moderno, inclui trabalho, família, relacionamentos amorosos, filhos, finanças e tantas outras questões. Isso acaba gerando uma sobrecarga das emoções, provocando estresse e ansiedade.

Porém, estudos têm comprovado que a prática da meditação diminui o estresse e auxilia os praticantes a lidarem melhor com os problemas do dia a dia.

Além disso, é comprovado que a meditação colabora com a diminuição de problemas físicos como doenças do coração e pressão alta. Dessa forma, os benefícios para o bem-estar vão além do lado emocional.

Agora que você já sabe que é possível meditar com os olhos abertos e conhece alguns dos benefícios dessa prática, compartilhe esse artigo com seus colegas de trabalho, familiares e amigos, divulgando a importância dessa atividade para a qualidade de vida!

Compartilhar: