Em muitos momentos de nossa vida, tudo ocorre tão rápido e com tal intensidade que perdemos o controle da situação se nossas revisões semanais do GTD não estiverem em dia. O que pode ser feito nesses momentos?

Desistir é uma opção?

Claro que é.  Se estamos indo para a praia e o tempo muda completamente, ou recebemos um convite para trabalhar em um departamento que acreditamos não combinar com nosso perfil profissional, sim,  desistir ou dizer “não vou seguir por aí” pode ser uma opção sensata.

Existem consequências?

caos

 

Sempre. Você, provavelmente, ficará mais satisfeito com os resultados caso considere e analise com atenção as consequências desta escolha. A primeira, com certeza, será tudo que pode estar perdendo em relação ao que já investiu em planejamento, tempo, dinheiro e disposição para chegar aonde está. As próximas consequências reúnem tantas possibilidades que talvez você decida permanecer no raciocínio raso da questão e apenas focar os primeiros itens do que vai deixar de ganhar.

 

Viver sem um rumo é o melhor para você?

 

Se ainda não sabe aonde deseja ir, qualquer lugar serve. Mas andar às cegas não me parece uma escolha segura. Mesmo sem ainda perceber de maneira clara onde gostaria de estar ou quem deseja ser, será muito importante caminharmos de olhos bem abertos, concordam? Quando o caos se instala, é como se colocássemos uma venda nos olhos e ainda assim continuássemos caminhando. O mundo não tem botão de pausa para nos esperar.

 

O que podemos fazer de mais efetivo nestes momentos?

 

  1. Reserve um tempo específico para resolver esta questão

    • Você pode definir que dedicará o próximo sábado para isso;
    • Ou que vai separar uma hora por dia, por todos os próximos dias, até chegar a uma conclusão sobre sua situação.
  2. Crie um foco e permaneça nele tempo suficiente para resolver

    • Nos momentos em que parar para pensar em seu caos, anote tudo que vem à mente. Provavelmente as questões que aparecem primeiro são as que estão o angustiando mais;
    • Na sequência, defina prioridades. Elas mudam com muita rapidez, e você precisa ter clareza de quais são para sentir que está fazendo a coisa certa. Uma ótima pergunta para conseguir priorizar é: qual a minha maior recompesa ao realizar isso?
  3. Identificadas suas maiores angústias e priorizadas, chegou o momento de montar um planejamento factível para executar

    • Aceite o tempo disponível e seja coerente ao distribuí-lo. Todas as suas prioridades merecem seu tempo e muitas podem caminhar com poucos minutos de dedicação. Faça algumas experiências começando por tempos iguais, por exemplo. Então, vá redistribuindo à medida que perceber o que funciona melhor no dia a dia.
    • Respeite e valorize todo o seu trabalho até aqui e cumpra o seu planejamento.

 

Como dica específica para os que já utilizam o método GTD eu recomendo que:

 

  1. Se for preciso “apagar tudo” e começar de novo, faça isso. Os riscos de perder algo importante começando do ZERO são menores do que perdê-lo no meio do caos ou do desequilíbrio que ele provoca.
  2. Você pode ser menos radical e apenas tirar do seu campo de visão e foco as listas intermináveis. Guarde-as carinhosamente em um pacote bonito. O pacote ficará em seu campo de visão para lembrá-lo de que quer voltar ali assim que possível, mas seu conteúdo enorme e caótico, não.

 

Neste momento que você “está só o pó”, não faz sentido querer tomar boas decisões. Escolha regar suas plantas, esta pode ser a única tarefa que possui capacidade neste momento e você continuará realizando o que já havia se proposto anteriormente, em algum outro momento de sanidade.

 

Neste vídeo, David Allen conversa sobre a importância e urgência em se definir as suas prioridades atuais com regularidade.

 

 

 

 

Este artigo poderá ajudar também: 10 perguntas para estabelecer prioridades.

 

Abraços,

[email protected]
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

 

E-book: Porque Bradesco, Siemens e Cielo escolheram o treinamento da Call Daniel?

{{cta(‘8890250d-5ad9-4912-8b6a-d14491cf01ad’,’justifycenter’)}}

Este e-book dirige-se a profissionais da área de Desenvolvimento Humano de empresas que estão preocupadas com a Produtividade e o Estresse de seus times.

 

Imagem: hlele-chan-ice.deviantart.com

Compartilhar: