Por que uma abordagem situacional à liderança faz toda a diferença – Parte 2
A eficácia dos quatros estilos de liderança do modelo SLII®
Como poucas pesquisas formais sobre os efeitos interativos de direção e apoio nos resultados dos colaboradores haviam sido realizadas até então, os pesquisadores da The Ken Blanchard Companies® elaboraram um estudo para investigar a eficácia dos quatro estilos de liderança do modelo SLII®, que evoluíram a partir da estrutura inicial e de consideração.
Especificamente, o estudo foi projetado para responder a três perguntas:
Os indivíduos relatariam que receberam os quatro estilos de liderança de seu líder?
As pessoas teriam a percepção de que precisavam de todos os quatro estilos de liderança de seu líder?
Quando um indivíduo recebia o nível de direção e apoio de que precisava, ele se sentia mais positivo em relação ao líder e ao ambiente de trabalho?
Os instrumentos validados que foram usados no estudo são:
Perfil de Ação do Líder, que se origina da estrutura SLII e mede a frequência com que os gerentes dos entrevistados demonstram comportamentos de liderança de direção e de apoio;
Inventário de Intenção no Trabalho, que mede as intenções de um indivíduo em se comportar de maneira que beneficie a organização;
Escala de Afeto Positivo e Negativo, que mede os sentimentos subjetivos dos entrevistados sobre seu trabalho;
Escala de Confiança Afetiva e Cognitiva, que avalia as percepções dos subordinados diretos em relação ao nível de confiança afetiva e cognitiva em seu líder.
CONCLUSÕES DO ESTUDO – HIPÓTESE 1
Os quatro estilos de liderança foram relatados como recebidos por uma população de pesquisa transversal.
Nos dados referentes ao estilo de liderança recebido, apenas 3% dos colaboradores relataram receber o Estilo 1 (E1, alta direção/baixo apoio), enquanto 33% relataram receber o Estilo 2 (E2, alta direção/alto apoio), 22% relataram receber o Estilo 3 (E3, baixa direção/alto apoio) e 42% relataram receber Estilo 4 (E4, baixa direção/baixo apoio). Três dos quatro estilos de liderança foram usados com frequência pelos gestores.
Com relação ao baixo uso do Estilo 1, os líderes podem ser reticentes ao uso excessivo de alta direção. Também é possível que o nível de desenvolvimento do indivíduo em nossa amostra não justifique o alto uso desse estilo de liderança.
CONCLUSÕES DO ESTUDO – HIPÓTESE 2
Os quatro estilos de liderança foram relatados como necessários por uma população de pesquisa transversal.
Nos dados referentes ao estilo de liderança necessário, 2% dos entrevistados relataram precisar de E1 (alta direção/baixo apoio), 59% relataram precisar de E2 (alta direção/alto apoio), 26% relataram precisar de E3 (baixa direção/alto apoio), e 12% relataram precisar de E4 (baixa direção/baixo apoio).
Para essa amostra, as descobertas sugerem que a frequência do Estilo 1 como sendo necessária e recebida foi uma correspondência próxima a esses dados, o que significa que os colaboradores raramente relataram necessitar do Estilo 1.
CONCLUSÕES DO ESTUDO – HIPÓTESE 3
Os colaboradores que relataram receber o estilo de liderança adequado de seus gerentes demonstraram pontuações mais favoráveis em variáveis selecionadas de resultados.
Em nove em cada dez resultados organizacionais, quando os colaboradores relataram um ajuste entre o estilo de liderança de seu gestor e o estilo de liderança necessário, foram demonstradas pontuações mais favoráveis nas variáveis de resultado em relação à confiança em seus líderes e sentimentos mais positivos sobre seu trabalho e intenções de trabalho.
Quando os indivíduos obtêm os níveis de direção e apoio que acreditam necessitar, eles se tornam mais inclinados a:
- Confiar em seus líderes
- Ser mais positivos sobre seu ambiente de trabalho
- Fazer esforços adicionais para ter um melhor desempenho
- Permanecer em suas organizações
- Comportar-se de maneira que beneficie seu local de trabalho
- Fornecer testemunhos positivos sobre suas organizações para colegas, familiares e amigos
O QUE ACONTECE QUANDO OS LÍDERES USAM EM EXCESSO O ESTILO 4?
Esse estudo jogou luz sobre uma armadilha: muitos líderes recorrem inadequadamente ao uso de um estilo de delegação (baixa direção e baixo apoio) por motivos não relacionados às necessidades de seus colaboradores. Quarenta e dois por cento dos entrevistados perceberam que seus gestores estavam usando o Estilo 4 quase quatro vezes mais do que a necessidade percebida pelos entrevistados (12%). Isso pode ter a ver com a própria carga de trabalho do gerente, o fato dele ter muitos subordinados diretos e muita pressão de tempo, ou não ter um entendimento profundo o suficiente das funções de seus subordinados. Nesse caso, a relação de subordinação líder-colaborador precisa se tornar mais uma via de mão dupla, na qual o líder se preocupa em apoiar o colaborador no seu desenvolvimento.
O ESTILO DE LIDERANÇA IMPORTA… MAS OS LÍDERES SABEM COMO EXERCER TAL PAPEL?
Quando as pessoas obtêm o estilo de liderança de que precisam, elas são mais felizes em suas funções, mais propensas a confiar em seu líder e a se comportar de maneira que beneficie a organização.
Mas isso não significa que os líderes automaticamente saibam como fazer isso. É muito importante treinar os líderes nas habilidades de diagnosticar os níveis de desenvolvimento de suas pessoas, a serem flexíveis para compreender qual estilo de liderança corresponde ao nível de desenvolvimento diagnosticado e serem capazes de fornecer adequadamente os níveis necessários de direção e apoio a um determinado colaborador, em um projeto específico ou tarefa.
As pesquisas demonstram que os colaboradores necessitam de diferentes níveis de direção e apoio, dependendo de seu nível de competência e empenho. Os problemas ocorrem quando os gestores usam apenas um ou dois estilos de liderança com todos, em todas as situações.
Líderes eficazes dão ao seu pessoal exatamente o que eles precisam, quando precisam. Eles oferecem orientação, cuidado e autonomia, e fornecem a quantidade correta de orientação e apoio para ajudar os membros de sua equipe a terem sucesso. Eles sabem como desenvolver colaboradores competentes e autossuficientes, os quais, por sua vez, irão fornecer resultados mais rápidos para sua organização.
É um novo mundo para os líderes. Os negócios se movem em velocidades vertiginosas e as complexidades dos locais de trabalho de hoje são surpreendentes. Somente aqueles que lideram situacionalmente serão capazes de inspirar suas equipes a enfrentar os desafios atuais.
Esse tipo de liderança inspiradora é essencial para poder oferecer vantagens competitivas. Aqueles que lideram situacionalmente estarão bem posicionados para estimular suas equipes a enfrentar novos desafios e inspirar seus colegas a fazerem o mesmo.
Os melhores líderes veem suas equipes como prioridade máxima, preocupando-se genuinamente com seu sucesso e crescimento. Ao reservar um tempo para construir relacionamentos significativos, esses líderes compreendem não somente o que inspira seu pessoal, mas também seus colegas de trabalho, de forma que possam ampará-los em qualquer situação.
Isso é SLII® — capacitar líderes para manter conversas genuínas que impulsionem o desempenho e despertem talentos. Porque quando líderes inspirados inspiram os outros, não há limites para o crescimento.
Por: The Ken Blanchard Companies