Hã? Será que você leu direito? Sim, você leu exatamente isso e este artigo não é uma pegadinha. Se você é como tantos outros procrastinadores e sofre com isso, este post é para você.

Procrastinadores são pessoas que adiam determinadas ações ou decisões até o momento em que não têm mais como fugir.

Esse comportamento é condenado porque causa muitos transtornos. Afinal se algo pode ser planejado e realizado adequada e organizadamente, com a devida antecedência, por que deixar para a última hora?

sera_ilusao.jpg 

Existem várias explicações para esse comportamento e tantas outras para tentar livrar-se dele. Mas vou propor aqui uma “trégua” para olharmos a mesma questão por outra perspectiva.

 

Procrastinar é saudável quando:

 

  1. Não temos clareza sobre o que deve ser feito

Seguir em frente sem esta clareza pode causar muitos prejuízos. O gatilho para retirar alguns itens de sua lista de “procrastinados” pode ser simples: esclareça melhor o objetivo, o propósito e o resultado esperado para considerar aquilo como “feito”.

  1. Não temos informação suficiente para decidir com convicção

Após esclarecer o significado, será possível perceber que não possuímos informação qualificada o suficiente para sentir-se seguro, escolher, decidir. Nesse momento, buscar mais informações será a escolha mais sábia.

  1. Não nos sentimos competentes o bastante para entregar com qualidade

Neste caso, o melhor a fazer pode ser buscar uma parceria que garanta o resultado esperado.

 

Nos três casos apresentados, procrastinar nossa decisão ou ação, foi a melhor escolha.

 

procrastinadores.png

 

Conscientes destas possibilidades e dispostos a resolvê-las, os riscos de perdermos o título de procrastinadores aumentam muito.

Só o fato de se perdoar ao ter este comportamento já promove parte do equilíbrio necessário para resolver a questão. Buscar o apoio que nos falta para seguir adiante não é sinal de fraqueza. Pelo contrário, é uma das estratégias utilizadas pelos vencedores.

Quem já utiliza o método GTD em seu dia a dia sabe da importância de esclarecer os significados, propósitos e objetivos de tudo em sua vida. Aproveite os conteúdos que a Call Daniel oferece gratuitamente, os treinamentos abertos para a pessoa física ou colabore para que sua empresa leve estes treinamentos para os funcionários.

Sua desenvoltura em GTD vai aumentar sua produtividade, diminuir seu estresse e garantir mais qualidade de vida com alta performance.

 

Veja os depoimentos de quem já fez o treinamento GTD:

 

“Estou menos estressada e mais confiante nas minhas tarefas. Tenho mais consciência do tempo que gasto com coisas que não deveria. Aprendi a coordenar minha agenda e a alocar mais tempo para as atividades.” Bianca Lanzuolo, Gerente de Treinamento, SAP Brasil.

“GTD não é mais uma ferramenta que a pessoa precisa encontrar tempo para incluir na rotina. É uma nova forma de olhar e sistematizar o tempo. É um novo jeito de fazer o que já é feito.” Bruno Hohl, Gerente de Relações e Evolução Organizacional, Natura.

Abraços,

Participe: {{cta(‘4540c321-1e5c-4108-b816-63ecf0683221’)}}

{{cta(‘d4d970fc-bc3c-4fb8-a7ac-36f81c61106b’)}}

{{cta(‘a3449a89-1d24-4958-9e3f-4a4d85540bc0’)}}

 

 

Imagem: tecmundo.com.br

Compartilhar: