Alcançar alta produtividade em vendas é uma equação que inclui recursos, equipe competente e vontade de inovar.

Assim, os profissionais em cargos de chefia devem dar as condições necessárias para incentivar o time de colaboradores, além de estimular o corpo laboral a identificar formas de atuarem com mais qualidade e rapidez.

Esse é um dos objetivos mais comuns no mundo corporativo. Afinal, todos desejam produzir mais, especialmente se isso significa gastar menos.

Deste modo, preparamos este texto para mostrar como é perfeitamente possível fazer isso!

Na sequência você vai encontrar 10 dicas valiosas para alcançar resultados muito expressivos, o que inclui:

  • Estratégias de organização;
  • Técnicas de marketing digital;
  • Uso de ferramentas de vendas;
  • Estabelecimento de metas.

Comece a leitura e entenda o que Marketing de Conteúdo, plataformas de gerenciamento de empresas e muito mais têm em comum para esse processo. 

10 dicas para ser mais produtivo

No começo de toda empresa, há um mercado a ser conquistado e uma cultura comercial a ser criada.  

Inicialmente, acredita-se que para atingir estes objetivos são necessários dois caminhos: aumentar o número de funcionários ou o número de horas trabalhadas em um mês.  

Contudo, as dicas listadas a seguir vão te ajudar a definir um caminho viável para concretizar isso, otimizando os resultados sem necessariamente exigir mais horas dos funcionários. Continue lendo e saiba mais!

1- Estabeleça metas

É difícil chegar a algum lugar quando você realmente não sabe para onde ir. Por esse motivo, é importante definir metas gerais e individuais para que haja sucesso entre as equipes e, consequentemente, do empreendimento.

As metas gerais servem para guiar a equipe como um todo, enquanto as individuais são mais localizadas e ajudam os profissionais a se desenvolverem, identificando aperfeiçoamentos necessários e que impactarão na obtenção de bons resultados de forma mais ágil.

2- Posicione-se na internet

A emergência das novas possibilidades de Marketing têm relação direta com a internet. Ou seja, é inevitável se posicionar na web se o objetivo é ser mais produtivo, e essa produtividade se relaciona a questões de aumento de vendas, alcance de clientes e reforço da marca.

Inclusive, a automação de funções é um ponto de convergência e as plataformas de anúncios digitais, por exemplo, economizam muito tempo na criação e acompanhamento das publicidades.

Assim, é essencial estar ciente dessas e outras soluções para poder administrar o tempo de forma mais satisfatória e produtiva.

3- Acompanhe os processos de vendas

Os processos são pilares básicos da produtividade de vendas. Portanto, não negligencie as etapas pelas quais cada cliente em potencial deve passar até a assinatura do contrato.

Um bom projeto de otimização de processos pode acelerar os resultados por meios bastante simples.

4- Melhore os processos comunicativos

A comunicação interna de uma empresa influencia muito na produtividade. Afinal, a tomada de decisões tem momentos coletivos e todo o fluxo de atividades e novos processos dependem de conversas claras e bem estabelecidas, com abertura para feedbacks e insights.

Além disso, também estamos falando de processos e reuniões para definir estratégias e métricas de Twitter Ads, por exemplo, ou até mesmo o relacionamento com fornecedores, dinamizando a rotina.

A comunicação é o que faz o progresso acontecer. Por isso, cuide bem dela.

5- Trabalhe na qualificação de leads

Trabalhar com leads pouco qualificados pode ocasionar em uma grande perda de tempo para a equipe de vendas.

Já a pressão por resultados pode fazer com que o time de marketing diminua a qualidade da segmentação.

Para resolver isso, equilibre as metas e atividades de marketing e vendas e concentre-se no que realmente importa: receita e retorno do investimento, e encontrar perfis adequados para que o retorno ocorra com mais qualidade. 

6- Controle as distrações

Agora, uma dica mais ligada à produtividade individual: não se deixe levar pelas distrações do dia a dia.

Celular, redes sociais e qualquer outra atividade/ferramenta que quebre o seu ritmo deve ser evitada nos momentos mais decisivos. Para melhorar o uso dos aparelhos, estabeleça horários para responder mensagens, por exemplo.

7- Tenha uma rotina

Uma rotina fixa traz organização à vida de todas as pessoas. Assim, ter horários definidos para acordar, dormir e se alimentar fazem toda a diferença e melhoram a organização de todas as demais atividades realizadas no decorrer do dia.

Não deixe de fazer as refeições do dia por conta das obrigações, lembre-se que corpo e mente dependem das horas corretas de sono e de uma boa alimentação.

Mantenha bons hábitos e a organização da rotina e você vai perceber como o brainstorm de Inbound Marketing vai fluir melhor.

8- Organize as prioridades

O dia a dia de um negócio é dinâmico. São muitas decisões a tomar e, geralmente, pouco tempo para isso.

Ter uma lista com os objetivos prioritários da organização é uma boa aposta que ajuda a lidar com prazos reduzidos e otimiza a tomada de decisões e a organização das demandas.

9- Use ferramentas de vendas

Em termos de tecnologias para melhorar a produtividade das vendas, é impossível deixar de mencionar a importância das ferramentas de gerenciamento que tem o uso cada vez mais dinâmico e facilitado.

Para se ter uma ideia, hoje, os vendedores podem usar seus telefones para:

  • Gerenciar contatos;
  • Organizar a agenda;
  • Digitalizar documentos;
  • Assinar contratos.

Tirar o máximo proveito dessas tecnologias é definitivamente um passo importante para ser mais produtivo e agilizar processos.

10- Conte com equipes de suporte

Por vezes, pode parecer mais vantajoso fazer tudo por conta própria para entregar o que o cliente precisa mais rapidamente, e garantir que o projeto/produto seja entregue da maneira que imaginou.

Contudo, aí está um grande risco para a produtividade das vendas. Deixar as operações de suporte para profissionais responsáveis e específicos para esse processo gera mais qualidade e eficiência.

Considerações finais

As 10 dicas detalhadas ao longo do texto trazem insights pertinentes para pensar a produtividade corporativa.

Cada negócio tem uma realidade própria, demandando atenção aos processos e ajustes dos processos e ferramentas usadas na rotina.

No entanto, as proposições do conteúdo servem para vários contextos, contribuindo para a identificação inicial e melhorias gerais para a produtividade de qualquer negócio.

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