Estamos continuando o envio das 52 reflexões semanais do David Allen, traduzidas livremente do seu segundo livro, “Ready for anything”, onde ele traz textos para aprofundamento no GTD. Nossa querida Thais Godinho teve a brilhante ideia de compartilhar com o time da Call Daniel e nós estamos tomando a liberdade de enviar a cada semana para todos os assinantes do Blog “Dicas Call Daniel”. Vamos lá:

Quando nós pensamos sobre situações e maturamos nossas percepções, isso não é desperdício de tempo. É produtivo. Agora, quando evitamos pensar em algo que deveríamos estar pensando a respeito, não vamos direto ao assunto, isso desperdiça não só o nosso tempo como a nossa energia.

 
readyFORanything.jpg 

É deliciosa a experiência produtiva de não pensar! Os atletas em sua “zona”, os religiosos em êxtase, cinéfilos e leitores envolvidos em uma história, jardineiros cuidando das plantas, amantes conversando… a benção de parecer que o tempo foi suspenso. Não há estresse. Não há… o pensar. Mas você pode se engajar no pensar e estar igualmente presente, assim como quando está jogando xadrez, fazendo o brainstorm de um projeto, negociando um acordo ou escrevendo uma redação. Um estado produtivo não é realmente sobre não pensar. É mais sobre não se preocupar. Mas como você alcança esse estado?

 

A abordagem mais produtiva é pensar o mínimo que você puder mas o suficiente para o que você precisa. Como você pode tirar o hoje da sua mente?

 

Várias vezes durante o dia, você provavelmente precisa reacessar todas as ações requeridas para realizar o que você se comprometeu a fazer. Pelo menos uma vez por semana, fazer uma reflexão de todos os seus projetos e ações relacionadas é necessário. A cada um ou dois meses, você provavelmente precisa passar por todas as suas áreas de foco da vida e no trabalho, para garantir que os projetos certos estejam em ordem. Anualmente, é uma boa ideia olhar olhar para os próximos 12 ou 18 meses e formular onde você gostaria de estar até então. E, de tempos em tempos, você pode querer repensar sua visão sobre a vida e estilo de vida.

 

O “grande pensamento” é descobrir seu propósito aqui no planeta. Se você realmente pensar sobre isso, pensar de vez em quando deve ser suficiente, apesar de que certamente você vai querer acessar de vez em quando para refrescar a sua memória.

 

Você realmente alcança um estado produtivo quando você estabelece revisões em todos esses níveis, com o hábito de tê-los em lugares apropriados e o comprometimento de revisitá-los regularmente. Quando você sabe que está fazendo sua revisão semanal toda semana, você pode se dar ao luxo de não pensar sobre alguma coisa porque sabe que terá uma nova oportunidade na semana que vem. Você precisa ser um pouco bobo e feliz, apenas executando tranquilamente, por sete dias. Por quê? Porque você já gerou o que você precisa em termos de perspectiva esclarecida e um inventário de todos os seus compromissos.

E, se você tiver um hábito como esse reagrupamento semanal, você vai confiar que você vai pensar nele de novo e nada vai desmoronar. Se você não fizer sua revisão semanal, você vai ficar o tempo todo preocupado e pensando em coisas que não deveria estar pensando. Isso vai drenar seu tempo e sua energia. Se você não está conseguindo chegar ao estado de “mente como água”, pergunte a si mesmo em que nível você precisa focar seu pensamento, e então faça. Finalize o exercício. Então entre – pois a água está ótima.

 

Por sinal…

  • Quando você sente que está mais na sua “zona”? Como você chega lá?
  • Que projeto você sabe que precisa pensar mais a respeito? Qual é a próxima ação para que isso aconteça?
Tenham uma boa semana.

Compartilhar: