Esta é a reflexão da semana do David Allen, traduzida livremente por Thais Godinho do livro “Ready for anything”…

Aqui está um paradoxo fascinante do mundo material: quanto mais específica sua visão ou intenção, de forma mais expansiva sua criatividade irá deslanchar. Quanto mais você sabe por que você está fazendo o que está fazendo, mais liberdade você tem para explorar todos os jeitos para chegar até onde quer chegar. Quanto mais clara for qualquer coisa que você esteja fazendo, de organizar uma festa a lançar um novo software, mais possibilidades e opções fora da caixa aparecerão.

 
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O valor do foco com propósito tem sido um elemento essencial daquilo que o David ensina em absolutamente tudo relacionado com o GTD. Se nós soubermos o propósito para uma reunião, uma brochura, uma empresa, então nós temos um critério para a tomada de decisões e obter sucesso em nossos esforços, além da motivação para superar obstáculos até lá.

 

Frequentemente nós criamos pensamentos a respeito de coisas. O que acontece é que, muitas vezes, esse pensamento fica ultrapassado e não percebemos. Os escritórios de antes, por exemplo. Não havia espaço para ferramentas pessoais, celulares, caixa de entrada, arquivos de referência, livros e manuais de consulta, impressoras à mão. As mesas eram enormes e havia muito espaço. Esses escritórios precisam ser redesenhados para uma nova realidade. 

 

Outro ponto de observação são as chamadas reuniões semanais. Em tantas empresas, são agendadas reuniões toda a semana, onde apenas parte da equipe participa, e aqueles que comparecem mal têm (ou não têm) brilho nos olhos. Alguns departamentos criam as reuniões semanais porque precisam desse acompanhamento com certa regularidade durante algum tempo mas, quando o tempo necessário passa, eles continuam realizando as reuniões, mesmo não sendo um uso efetivo das pessoas e de seu tempo.

 

Eu acredito que toda reunião em toda organização deva ser cancelada, e apenas as reuniões com um propósito claro devam ser reagendadas, assim como sua duração deva ser estabelecidas de acordo com a necessidade real em vez do hábito.

 

Onde as pessoas costumam socializar mais quando estão em casa? Na cozinha. Mesmo assim, a sala é chamada de “sala de estar”. Não há sequer mais empregados. Hoje, a maioria de nós vive um estilo de vida em que estamos todos juntos nessa, e essa é a diversão. A graça de ir a um restaurante agora é se sentar perto do sushiman no bar. Há vários profissionais que transformaram a sua sala de casa no home-office porque usam suas cozinhas como ponto de “estar” – apenas oficializaram o que já faziam há anos com suas famílias e amigos.

 

Faça um inventário de seus principais ativos e procedimentos – seu espaço, suas políticas, suas reuniões, sua equipe, seus gadgets, suas roupas, seus equipamentos. Escreva o que você considera o propósito de cada uma dessas coisas. Eu aposto que você vai querer mudar m número delas, e ainda por cima vai curtir fazer isso.

 

Por sinal…

 

– Quais das suas rotinas e procedimentos você sente que ficaram desgastados para você? O que aconteceria se você os parasse?

 

– Que uso criativo você poderia fazer de qualquer espaço não usado na sua vida?

 

– Se você criasse um escritório totalmente novo para você, o que você manteria? O que você eliminaria? O que você acrescentaria?

 

Boa semana.

 

Thais

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