Quer saber um pouco mais sobre o caminho que um Faixa-Preta em Produtividade percorreu para chegar ao atual estágio? Aqui está:

Augusto Campos Efetividade.net

Augusto César Campos reside em Florianópolis, onde desempenha suas atividades profissionais na área de Planejamento Estratégico e Gestão. Previamente atuou profissionalmente como gestor de TI. No campo tecnológico, atuou como administrador de rede e sistemas, desenvolvedor web e na área de pesquisa e desenvolvimento em automação de telecomunicações. Leia mais sobre ele aqui AugustoCampos.net

Nesta entrevista, ele nos conta um pouco mais sobre si mesmo, de onde veio, seu momento atual, planos. Nosso objetivo é entender o caminho que ele percorreu para chegar ao atual estágio de produtividade, conhecer as principais dificuldades que teve e também obter dicas para os que desejam ser mais produtivos. Então vamos lá.

Conte um pouco para nós sobre quem é, atualmente, o Augusto César Campos.

Eu tenho 41 anos e, após uma carreira dividida entre as profissões das minhas 2 áreas de formação (TI e Administração), hoje trabalho com planejamento estratégico e assessoria de gestão em uma organização nacional de médio porte. Além desse trabalho no modelo tradicional (com horário de expediente e contracheques), mantenho desde 1996 (acabou de completar 18 anos!) o site BR-Linux.org, referência nacional sobre o sistema operacional open source e, desde meados da década passada, o site Efetividade, que iniciei quando eu mesmo procurei aumentar meu domínio sobre as técnicas e ferramentas da produtividade pessoal.

Ultimamente o Efetividade anda em marcha lenta, porque em geral sinto que já passei a mensagem que tinha a transmitir sobre o assunto, e não gosto de me repetir. Tem tanta coisa nova para aprender! No momento, meus focos de interesse de aprendizado são a marcenaria e a eletrônica, temas bem diferentes daqueles que já abordei…

Quem/como era você antes de tornar-se um Faixa-Preta em Produtividade?

Eu comecei a me interessar pelo tema da produtividade pessoal entre 2004 e 2005, quando minha carreira profissional deu uma guinada e, após anos atuando em atividades de tecnologia, passei a ser gestor de TI, multiplicando os desafios e também o tamanho da equipe sob minha responsabilidade.

A minha formação como Administrador ajudou bastante nessa transição profissional, mas as atividades paralelas (até mesmo os blogs, mas também o meu impulso constante de aprendizado) a princípio sofreram, e foi ao sentir falta delas que eu comecei a buscar um pouco mais de controle sobre a produtividade.

O meu desafio na época era o mesmo de agora: alocar tempo para o que eu QUERO fazer, sem prejudicar o que eu PRECISO fazer. Mas agora eu tenho ferramentas melhores pra isso.

Quais os objetivos/metas em curto, médio e longo prazos você visualiza como algo que ainda deseja conquistar no quesito produtividade?

Eu acredito já ter chegado ao pico que quero atingir no que diz respeito ao controle sobre a alocação do meu tempo, e agora eu trabalho muito mais em outros eixos de melhoria: o da motivação e o da percepção da finalidade, por exemplo.

O conceito da produtividade é simples: é a relação entre o que se produz e os meios utilizados para isso. Agora que eu já controlo a alocação dos meios, no que diz respeito à minha produção pessoal, eu venho buscando cada vez mais escolher melhor o que eu produzo, e por que eu produzo.

Isso faz algumas metas comuns mudarem. Faz tempo que eu substituí o mantra no estilo “Inbox Zero” por um “Inbox Não Manda em Mim”, por exemplo. Deixei de ser orientado a eventos que chegam ao meu conhecimento, e de ter como prioridade vencer listas de pendências. Mas para chegar a isso, precisei primeiro dominar as técnicas baseadas nesse tipo de meta.

Existem algumas experiências marcantes em sua trilha para organização e produtividade que gostaria de compartilhar com nossos leitores/ouvintes? Dificuldades, dicas, curiosidades.

Que conselhos você daria para as pessoas que ainda vivem de maneira pouco organizada e produtiva? Existe uma lista de vantagens em ser mais produtivo? Quanto de esforço é preciso dedicar para se chegar lá?

A intenção da busca pela produtividade não pode ser aumentar indefinidamente a capacidade de produzir. E a busca pela produtividade também não pode ser um processo no qual um esforço considerável é dispendido testando uma infinidade de técnicas e ferramentas.

Eu aprendi e coloquei em prática o GTD durante um bom tempo, depois conheci o ZTD e passei a ele (com grande ganho no que diz respeito a foco e à redução do overhead), depois reduzi minha prática a apenas um subconjunto das disciplinas do ZTD: coleta, processamento, planejamento, execução e revisão. De todas essas, a ênfase precisa ser na execução, e o grande perigo sempre é dedicar-se demais ao ciclo coleta – planejamento.

A busca do Zen na administração da vida pessoal, que é a tônica do ZTD, conduz à simplicidade por uma série de caminhos, e posso afirmar que eu consegui seguir vários deles. Desejo que todos os leitores encontrem algo similar, sejam quais forem as técnicas e ferramentas que prefiram usar!

Como é possível perceber o “manter-se organizado e produtivo”, apesar de não ser exatamente algo que aprendemos na escola, é fundamental para uma vida com qualidade. Mas principalmente para uma vida consciente, em que usufruímos melhor o presente e construímos deliberadamente nosso futuro durante a caminhada.

Mais: que qualidade de vida está relacionada à autoestima, qualidade de ser e estar.

Obrigada por compartilhar isso conosco, Augusto! E você, leitor, gostou desta entrevista? Qual seu momento atual em produtividade? Compartilhe conosco.

Logo poderá também assistir ao podcast que estaremos gravando com o Augusto (em breve). Enquanto isso pode dar uma conferida nos podcasts que já gravamos e a pedidos logo estarão todos disponíveis em nosso canal do soundcloud.

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}

Imagem: facebook.com

Compartilhar: