Você está concentrado trabalhando ou estudando e, de repente, seu celular apita. Uma nova notificação nas redes sociais acabou de chegar. Será que é algo importante? Você fica na dúvida de pega o celular ou continua o que estava fazendo.

Você tenta continuar, mas aquele pontinho de interrogação continua no seu cérebro lhe distraindo. Sua concentração foi para o espaço. Então, desiste dessa luta interna e resolve verificar o celular, descobrindo que não era nada demais. Apenas uma mensagem boba em um grupo do WhatsApp.

Interrupções que afetam nossa produtividade

De acordo com a especialista e Professora da University of California de Irvine, Gloria Mark, agora você vai levar em média 25 minutos para conseguir retomar a concentração que tinha.

Essas simples interrupções não afetam apenas a nossa produtividade. Estudos também mostram que, quando tentamos alternar a atenção na expectativa de fazer mais de uma tarefa, a capacidade do nosso cérebro em filtrar interferências é reduzida e isso também afeta nossa memória.

Então, logo de cara já conseguimos ver que essas interrupções vão nos tornando seres com menos foco, menos memória e menos produtivo. É uma realidade bem desagradável.

As redes sociais também estão alterando a forma como enxergamos o mundo. Elas contribuem para a formação de indivíduos mais egocêntricos e que sempre buscam aprovação externa. Isso acontece porque a liberação de dopamina, neurotransmissor que gera a sensação de prazer, é bem maior quando as pessoas falam de si mesmas e menor quando devem apenas ouvir os outros.

Agora vamos ver algumas dicas de como podemos usar as redes sociais preferidas, sem sermos prejudicados por elas.

Como utilizar as redes sociais de forma mais produtiva

DICA 01

Silencie as notificações de todas as redes sociais abertas, como Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo. Já no Youtube, escolha quais canais você deseja ser avisado de conteúdos novos e marque o sininho. Seja bem seletivo nesse ponto. Nas redes sociais mais privadas como Whatsapp, Telegram e Messenger, procure silenciar grupos que não forem tão importantes.

DICA 02

Pare de seguir páginas e grupos que te façam mal de alguma forma. No Facebook e Instagram, é possível deixar de receber conteúdo de alguém, sem precisar desfazer a amizade, evitando possíveis conflitos.

DICA 03

Escolha horários fixos para checar as Redes Sociais, como na hora do almoço ou na saída do trabalho, por exemplo. Você também pode determinar a quantidade de tempo que irá gastar com isso.

DICA 04

Não leve tudo ao pé da letra. Reflita sempre sobre o conteúdo que você consome. Será que tudo o que está ali é verdade? A fonte dessas informações é confiável?

DICA 05

Desenvolva a escuta ativa e a empatia cognitiva. Quando estiver lendo a opinião de alguém, mesmo que raivosa e contrária a sua, entenda que aquela raiva é uma necessidade não atendida, que talvez ela não saiba como expressar corretamente.

DICA 06

Procure consumir conteúdos mais profundos sobre diversos temas. Além disso é sempre bom procurar por espaços que incentivem o debate com pessoas de realidades diferentes.

Uso consciente

Como você pode ver, utilizar as redes sociais tem suas vantagens e desvantagens. Portanto, o caminho talvez seja escolher melhor como e quando utilizá-las e não necessariamente se isolar do mundo, encontrar o caminho do meio ao invés do famoso 8 ou 80.

E você? Como tem usado as redes sociais? Sente que elas estão lhe ajudando ou prejudicando?

Quais táticas tem utilizado? Compartilhe o que funciona para você. Assim outras pessoas também poderão se beneficiar.

 

Escrito por: Rodrigo Ávila – Menvie


Este é um artigo em parceria com a empresa Menvie Softwares para RH.

Acesse e conheça: menvie.com.br

Compartilhar: