como ter menos estresse

 

Quando chega um período mais agitado, que foge a rotina, parece que vivemos mais horas do que caberia num dia. Redesenhar os planejamentos, bater as contas, revisar a programação de férias, distribuir o tempo, ajustar as planilhas de resultados que voltaram para revisão, retomar o trabalho depois de um recesso do feriado ou de um afastamento por qualquer motivo…

É um corre-corre sem fim…

Família, trabalho, amigos todos focados em recomeçar a rotina e colocar TUDO em dia. Todos os departamentos da empresa esperando por você. Nesse acúmulo de afazeres e compromissos ficamos com a impressão de que não vamos dar conta do recado, que aquele dia, semana ou mês vai explodir a qualquer momento, mandando tudo para os ares.

A má notícia é que estressado você não vai aproveitar todas as delícias que só estes períodos efervescentes trazem.

A boa notícia é que usando um pequeno segredo de organização você sobrevive a este terremoto sem muitos arranhões. Vamos chamá-lo de “Coletar“. 

 

Funciona assim:

  1. Mantenha o seguinte foco “mente vazia”: Manter a mente vazia significa não ficar pensando em tudo o tempo todo 
  2. Anote tudo: Anotar tudo que tenta encher a sua mente é a melhor maneira de mantê-la vazia  

 

Você pode anotar num bloquinho de papel, no seu celular, computador, onde quiser. O importante é anotar TUDO que tenta encher sua mente e tirar isso do pensamento. Afinal você anotou, não vai mais esquecer, nem precisa ficar preocupado lembrando toda hora.

Este pequeno segredo de “coletar” os pensamentos, lembranças, compromissos e tarefas num bloco diminui drasticamente o estresse provocado pelo acúmulo de eventos e compromissos em qualquer época do ano. Depois, uma vez por dia, ou na melhor frequência para você, vai olhar as anotações, riscar o que já nem precisa mais ser feito e priorizar o que restou.

 

Escolha uma ou duas ações críticas para serem realizadas no dia seguinte, aquelas que se vc fizer já se dará por satisfeito. Com o dia ganho! Espalhe as demais (até 2 críticas por dia), para serem realizadas nos outros dias (da semana ou mês). Esteja focado para realizar primeiro as duas ações críticas a cada dia, depois vai fazendo as outras não críticas.

Se os imprevistos ou o estresse tomarem todo o seu tempo depois disso, não tem problema. Já fez o que era crítico antes. 

 

Este é o segredo:

Ao esvaziar sua mente de pensamentos fora do contexto você produz tudo com mais foco e tranquilidade. Ao manter seu bloquinho por perto para rapidamente anotar o que vem a mente ou atravessa sua tarefa do momento, você não perde mais nada e consegue organizar mais tarde o que fazer primeiro.

Nos primeiros dias você ainda vai teimar em ficar com a cabeça cheia de pensamentos, mas com um pouco de empenho ganhará a disciplina necessária para ser mais efetivo em suas anotações.

Pode começar no papel, depois mudar para o gravador do celular, quem sabe até o próprio bloco de notas do computador que você deixa aberto o dia todo. Vai escrevendo os pensamentos nele e salvando a cada lançamento.

Quem prefere o bloquinho de papel costuma escolher algo bem pequeno, fácil de encaixar num bolso qualquer e carregar o tempo todo consigo. Os que não gostam de escrever deixam o atalho do gravador na tela inicial do celular. Uma dica, não fale muito baixo. Se não conseguir ouvir depois para transcrever e organizar, não vai adiantar nada.

 

Experimente a novidade, vai sentir-se mais leve e gostar dos resultados.

Depois espalhe a notícia pra todo mundo, quanto mais colegas tranquilos durante nosso “Santo Momento do Corre-Corre”, melhor para todos. 

Esse segredo não para por ai. Possui várias ramificações que vão ampliando seu poder de ação, alcance e resultados. O “Coletar” é só a ponta do Iceberg. E nós da Call Daniel estamos sempre contando todos eles para você, um por um, em nossas postagens aqui do Blog.

Venha com frequência ou assine nossa newsletter para não perder nenhuma dica valiosa nem o passo-a-passo deste SEGREDO simples, prático e muito eficiente chamado GTD. 

 

Outra iniciativa comprovadamente eficaz é respirar profunda e vagarosamente por um minuto. Já experimentou isso?

O Treinamento MIND da Call Daniel ensina esta técnica e os participantes comprovam os resultados.

 

Compartilhe estas dicas com seus amigos.

 

Cris

 

Imagem: telegraph.co.uk (ALAMY)

Compartilhar: