“Deixa isso esperando um pouco. Depois eu faço. Amanhã…” Quem nunca postergou que atire a primeira pedra!

 

Captura de Tela 2019-08-13 às 14.41.28

 

 

Procrastinar x postergar. Existe diferença?

 

A única diferença entre procrastinar e postergar é que uma adia para amanhã e a outra adia para depois. Tanto faz usar uma ou outra – o que importa é que sua tarefa não será feita hoje ou no prazo que você havia estipulado.

Mas, se era para hoje, por que estamos adiando?


Se for um compromisso assumido com outra pessoa,  geralmente você se obriga a cumprir. Mas se for assumido apenas com você mesmo, então pode adiar sem problemas. É isso?

 

Compromisso é compromisso. Não faz diferença com quem você assumiu. Além disso, se for para priorizar, os assumidos com você mesmo deveriam ter prioridade. Quem no mundo pode ser mais importante que você mesmo na hora de definir o que deve ser feito na sua vida?  Por exemplo, quando você diz que seu chefe é a pessoa mais importante neste momento você está valorizando o que nele? O poder de deixá-lo desempregado? Se for isso o seu valor maior não é seu chefe, mas seu salário. SEU salário e você mesmo, que usufrui o dinheiro ou precisa dele para sua família. O valor maior passou a ser sua família.


Sua família é a coisa mais importante da sua vida, por isso você trabalha bem para agradar seu chefe e ter seu salário garantido.

 

Como definir prioridades

 

O caminho mais curto para ser um postergador é não atribuir valor as coisas e, portanto, não conseguir priorizá-las. Você pode achar horrível fazer exercícios, alimentar-se de maneira saudável ou dormir horas suficientes, mas entende o valor destas coisas? Está disposto a, num futuro não muito distante, pagar o preço de não tê-las feito?


E os bate-papos ou caminhadas que planejou fazer com seus filhos, parentes ou amigos este ano? Estão acontecendo ou sendo postergados? Ano que vem eles não terão a mesma idade nem os mesmos interesses. Talvez nem você ou eles estejam “disponíveis”.

 

OK, você já se convenceu do grande prejuízo em postergar. Vamos agora listar alguns caminhos possíveis para ajudá-lo a vencer mais este desafio.

 

Entenda o valor

  • Pode ser a saúde, o dinheiro, a felicidade, um filho, uma viagem dos sonhos, a promoção, o sucesso, reconhecimento público. Não adianta dar pérolas aos porcos, pois eles não visualizam utilidade nenhuma nelas. Cada um de nós possui valores diferenciados e isso é normal. Invista tempo suficiente para entender o que tem valor para você ontem, hoje e amanhã, ou esteja preparado para colher as consequências de suas não ações.

Defina a prioridade

  • Por mais valioso que algo pareça neste momento, se você não está em condições de realizar será preciso planejar a curto, médio ou longo prazo. Planejar e não cumprir o planejado é perda de tempo. Quando você pára para pensar e decidir quais são suas prioridades, investe energia e tempo nisso. Se não pretende cumprir, não perca tempo planejando e priorizando.

Crie estratégias

  • Essa teoria precisa funcionar na prática. Olhe para cada item que vem postergando e reflita sobre o que aconteceu no momento em que decidiu postergar. Será que é uma tarefa chata, difícil ou demorada? Se quiser realizá-la, terá que agir estrategicamente e criar um bom benefício imediato pela realização. Que tal definir um prêmio? Pode ser passear, ajudar alguém, comer pizza ou chocolate, comprar um perfume ou carro novo, até nadar uma tarde inteira. Você já tentou dividir a tarefa em outras menores, mais fáceis? Pode ser uma boa estratégia.

Respeite a si mesmo

  • Qual seu valor para você mesmo? Valorize-se para aprender a respeitar-se. Você merece, então caminhe em busca do que deseja com coragem, respeito e consideração por si mesmo. Ninguém pode dar o que não tem. Se você não se respeita pode ter dificuldades para respeitar as outras pessoas e/ou ser respeitado por elas. 

Não desista 

  • Quase ninguém acerta na primeira tentativa. Até os grandes gênios tentaram muitas vezes antes de acertar. Sua certeza de valor é fundamental aqui. Se tiver valor, for prioridade e você não duvidar disso, fazer será uma enorme satisfação. Mesmo que seja tomar um remédio amargo. Errar faz parte do processo, permita-se! A conquista final pode estar no próximo passo.

 

 

Todos nós postergamos uma tarefa ou outra. Enquanto forem exceções, tudo bem. Não deixe tornar-se a regra.

 

O GTD é uma excelente ferramenta para treinar nossa competência em valorizar e priorizar qualquer coisa. Exige treino e disposição, mas os resultados falam por si. Você já usa o GTD em sua vida? Baixe nosso e-book e comente os benefícios que tem percebido. Envie suas dúvidas para ajudarmos você no que precisar.

Se o estresse tem sido seu maior inimigo, considere participar de nosso Programa MIND.

 

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

Imagem : bigthink.com
Compartilhar: