Você já acordou na madrugada pensando em trabalho?
Isso é mais comum do que podemos imaginar. Grande parte das pessoas por vezes nem dormem pensando nas coisas a fazer. Antes de continuar existe uma diferença importante a ser considerada: a diferença entre o “normal” e o “comum”.
- Normal é algo inato, que faz parte de nossa condição humana.
- Comum é aquilo que apesar de não ser “normal” acontece com bastante frequência.
Todos nós nascemos com a capacidade de focar e estar presente, mas conforme crescemos é comum desenvolvermos uma série de papéis e responsabilidades que exigem alta performance e por vezes uma certa competitividade. Paralelo a isso, a globalização favorece a aceleração das informações e dos meios de comunicação.
Para lidar com tanto excesso é comum espremer a atenção para dar “conta de tudo”. Por exemplo, muitas pessoas:
- fazem a refeição assistindo um filme ou trabalhando,
- navegam na internet enquanto conversam com os amigos,
- quem sabe trabalhar, estudar ou treinar ouvindo música…
Quase sempre tentamos fazer coisas simultâneas. Sinto em dizer, mas essas práticas não te tornam mais produtiva(o), pelo contrário, te deixam frequentemente exausta(o) e comprometem sua capacidade de atenção.
Outra cilada comum é tentar gerir os compromissos e pendências na mente. David Allen – criador do método GTD®, tem uma frase que diz: “Sua mente é para ter ideias e não para guardá-las”. Nossa mente é fantástica para criar, solucionar problemas, mas para lembrar não. Neste momento alguém pode pensar, – “mas eu lembro!”. E eu sei que sim, porém sua mente lembra de forma aleatória. Quantas vezes levantamos para pegar algo e nos esquecemos no meio do caminho? Ou vamos ao mercado comprar 1 item e voltamos com outros 10, menos com o que fomos buscar?
Fazer coisas em paralelo e tentar gerir as tarefas e compromissos em sua mente te sobrecarrega, gera exaustão ou te faz trabalhar em constante modo “economia de bateria”. A depender da constância e da intensidade pode inclusive ser gatilho para questões mais complexas como desenvolvimento de ansiedade, estresse, burnout, entre outras.
Se você leu até aqui e se reconheceu de alguma forma, quero propor alguns insights:
Use sua mente para o que ela faz de melhor, ter ideias – Procure fazer anotações, não só de compromissos e pendências, mas também de sentimentos, preocupações, metas e objetivos. A mente não consegue mensurar ou quantificar as coisas. Quando olhamos as anotações, ou seja, tiramos do pensamento, temos uma visão mais ampla.
Na medida do possível vá até o fim com o que tem em mãos – Já teve a sensação de nadar, nadar e morrer na beira da praia? Isso acontece quando iniciamos as respostas de vários e-mails em paralelo, abrimos inúmeras planilhas para atualizar, mas não concluímos nenhuma delas. Na prática você trabalhou, mas não concluiu. Trabalhar focado, olhando um item por vez pode ajudar.
Dependendo do seu nível de exaustão, busque ajuda – Existem várias formas de buscar ajuda, desde pesquisar técnicas de organização na internet, pedir apoio dos amigos e familiares, até buscar um bom profissional de saúde. Observe o quanto vem comprometendo seus objetivos e busque apoio. Você não tem super poderes, nem está sozinho.
Para um aprofundamento maior, conheça o método GTD®. Existem inúmeras formas de ter uma vida e rotina mais leves. Com o GTD® é uma delas.
Com carinho, Marta Oliveira – Instrutora GTD®