O mundo corporativo é exigente e competitivo. Por isso, é preciso se dedicar ao trabalho e investir em diferentes capacitações para conseguir alcançar seus objetivos.

Para complicar, existem pessoas ao nosso redor que causam estresse e esgotamento mental. São aquelas que possuem as denominadas personalidades tóxicas.

O psicólogo clínico Albert J. Bernstein define esse tipo de pessoa como sedutora. A princípio, parece não dar motivos para preocupação. Entretanto, por meio da influência, levam os outros à exaustão física e mental. 

Existem diferentes tipos de personalidades tóxicas. Conheça as principais e saiba o que fazer para se proteger delas:

1. O passivo-agressivo

São aquelas pessoas que agridem com um sorriso no rosto ou demasiada preocupação. Ou seja, são agressivos, mas conseguem atingir o outro de forma camuflada.

Não se consegue perceber as suas reais intenções. Assim, cria-se uma relação de dependência com o agressor, por você achar que ele age para o seu bem.

Por isso, tentar se desvencilhar dessas pessoas não é fácil. Você fica tomado por um sentimento de culpa por estar se afastando de alguém que supostamente quer o seu bem.

2. O narcisista 

São pessoas inteligentes que normalmente se destacam e podem até mesmo ser de fácil convivência, desde que você não seja uma ameaça à posição de centro das atenções. 

São egocêntricos e têm a necessidade de serem admirados. O problema começa quando você se destaca no trabalho. Esse é o momento em que eles agem: tentam menosprezar e criticam de forma exagerada. Tudo isso na tentativa de proteger o ilusório posto de único destaque.

3. O furioso

São aqueles tomados por uma ira sem motivo: estão sempre envolvidos em confusões ou criticando a tudo e a todos. Conviver com esse tipo de personalidade tóxica é muito complicado, principalmente quando você tem que encará-la diretamente. 

Por serem imprevisíveis, não se sabe quando qualquer coisa despertará sua fúria. Esse tipo de ambiente causa um grande nível de estresse e tensão.

4. O invejoso e fofoqueiro

Essa é uma das personalidades tóxicas que mais causam estresse e também são muito comuns em ambientes corporativos. São pessoas que sentem prazer em criar intrigas entre os colegas de trabalho.

Essas pessoas agem dessa forma como uma tentativa de esconder as próprias falhas e limitações ao colocar o foco sobre os outros  mesmo que, para isso, tenham que lançar mão de críticas e comentários infundados.

Não se deixe afetar por personalidades tóxicas

São diversos tipos de pessoas tóxicas que estão ao nosso redor. Não há como fugir delas em vários momentos, principalmente quando se trata do ambiente de trabalho.

O que se pode fazer é investir em estratégias que ajudarão você a não deixar se afetar por situações que causam estresse.

Hoje existem ferramentas reconhecidas para lidar com o estresse no ambiente corporativo. Entre as mais efetivas está o mindfulness, técnica de meditação para grupos corporativos.

Essa técnica envolve uma conexão entre o corpo e mente que ajuda a observar melhor emoções e padrões comportamentais. Consequentemente, a viver focado no presente da melhor maneira possível, seja diante de vivências prazerosa ou não.

Essa é uma técnica que alia redução do estresse, melhor discernimento para lidar com personalidades tóxicas e aumento da produtividade da equipe.

Agora que você já sabe como identificar as pessoas com personalidade tóxicas e onde buscar as ferramentas para lidar com elas, compartilhe suas experiências sobre esse assunto nos comentários!

 
Compartilhar: