Milhões de pessoas em todo o mundo já conhecem o enorme impacto positivo que a formação em liderança da SLII® exerce sobre líderes de todos os níveis e respectivos membros de suas equipes, nos diversos tipos de indústrias. Se você não é uma dessas pessoas, gostaria de te apresentar a base da SLII®, reconhecidamente o modelo de liderança mais usado no mundo. 

A SLII® baseia-se em duas premissas:

 

  • As pessoas querem e podem se desenvolver.
  • Não existe o melhor estilo de liderança para estimular esse desenvolvimento; os líderes devem adaptar seu estilo de liderança à situação.

Pense nisso – todos nós estamos em diferentes níveis de desenvolvimento, dependendo da tarefa em que estamos trabalhando em um determinado momento. Líderes que supervisionam excessivamente ou insuficientemente seu pessoal – dando a eles muita ou pouca direção – geram um efeito negativo em seu desenvolvimento. É por isso que é tão importante saber combinar o estilo de liderança com o nível de desenvolvimento.

A SLII® apresenta uma estrutura prática e de fácil compreensão que permite aos líderes, antes de tudo, diagnosticar o nível de desenvolvimento de uma pessoa em uma tarefa ou objetivo específico: Principiante Empolgado; Aprendiz Decepcionado; Colaborador Capaz, mas Cauteloso; ou Realizador Autoconfiante. Os líderes, então, adequam o estilo de liderança apropriado: Dirigir, Orientar, Apoiar ou Delegar, ou seja, aquele que fornece a quantidade certa de direção e apoio para ajudar a pessoa a ter sucesso no seu nível de desenvolvimento em determinada situação.

 

  • Principiantes Empolgados são aqueles que mal começaram a aprender uma tarefa ou trabalhar em um objetivo. Eles estão empolgados em fazê-lo, mas não sabem o que não sabem. Eles precisam de orientação clara de seu líder sobre como exatamente fazer o trabalho.

 

 

  • Aprendizes Decepcionados estão realizando a tarefa ou trabalhando no objetivo apenas há tempo suficiente para entender que talvez não seja o que eles pensavam que seria. Eles não têm certeza se podem fazer o trabalho ou mesmo se querem fazê-lo. Precisam de um líder para treiná-los, o qual possa incentivá-los, enquanto recuperam sua confiança durante esse estágio difícil.

 

  • Colaboradores Capazes, mas Cautelosos possuem a experiência e as habilidades necessárias para fazer um bom trabalho, mas podem enfrentar momentos em que ainda duvidam de si mesmos. Eles precisam de um líder que os apoie e esteja lá para torcer por eles e mostrar o quanto eles são reconhecidos.

 

  • Realizadores Autoconfiantes são capazes, confiantes e estão à vontade com a tarefa ou objetivo em questão. Seu líder deve ficar tranquilo em delegar o trabalho a esses profissionais de alto desempenho, mas estar sempre disponível para ajudá-los a resolver um problema ou comemorar um sucesso.

 

Então, como esse modelo funcionaria na vida real? Vamos começar com um exemplo da sua infância. Você se lembra de quando começou a aprender a andar de bicicleta? Às vezes você estava tão animado que não conseguia nem dormir à noite, mesmo que ainda não soubesse andar de bicicleta. Você era um Principiante Empolgado clássico que precisava de direção.

Lembra-se da primeira vez que caiu da bicicleta? Ao se levantar do chão, você deve ter se perguntado por que queria aprender a andar de bicicleta e se realmente a dominaria em algum momento. Você atingiu o estágio de Aprendiz Decepcionado e precisava de treinamento.

Então, chegou o dia em que você conseguiu andar de bicicleta com apoio de um parente, que estava ali, torcendo por você. Mas essa confiança ficou abalada na primeira vez que você deu uma volta com sua bicicleta sem essa pessoa por perto. Agora você era um Colaborador Capaz, mas Cauteloso, que ainda precisava de apoio, apesar de já possuir a habilidade necessária.

Finalmente, você chegou ao estágio em que sua bicicleta parecia fazer parte de você. Você poderia montá-la sem sequer pensar nisso. Você se tornou um Realizador Autoconfiante – e seus pais podiam delegar a você a tarefa de se divertir em sua bicicleta!

A beleza e a magia do modelo SLII® é que ele pode ser aplicado em todas as áreas da vida que incluam tarefas ou objetivos: sua vida pessoal, vida familiar, trabalho, escola, igreja, comunidade, local de trabalho, relacionamentos amigáveis ​​ou românticos, etc..

Como educador, conheço a emoção de testemunhar o momento em que um aluno de repente capta um conceito que eu estava ensinando. É a mesma sensação que você terá como líder SLII® quando entender onde sua equipe se encontra, em termos de desenvolvimento, em uma tarefa ou objetivo específico. Por quê? Porque liderança não é algo que você faz para as pessoas, é algo que você faz com as pessoas.

Por: Ken Blanchard

Compartilhar: