Nos dias atuais o corre e corre caótico toma conta de nossa rotina envolvendo não só o trabalho, mas o caminho que fazemos até ele, os momentos de lazer e convivência com amigos ou família. Impossível viver sem ele. Mas afinal o que é estresse? Será uma doença, ou o que?

describe the image

 

Definição da web para estresse:

pode ser definido como

(a) a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio ambiente e

(b) o desgaste físico e mental causado por esse processo.

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Estresse

Resumindo ele até pode ser considerado um modismo quando dizemos “estou estressado”. Mas não o colocaremos aqui como definitivamente uma doença, afinal não é necessariamente, apesar de poder transformar-se em.

“…A Organização Mundial da Saúde define stress no trabalho como a condição resultante de pressões e desafios que não coincidem com as habilidades e o conhecimento do trabalhador. Ao mesmo tempo, a OMS atenta que: desafio não é sinônimo de stress. Pelo contrário, pode ser um bom motivador. Quando esta pressão se torna excessiva ou incontrolada é que ela pode levar ao problema….”

No site de Dicas do UOL é oferecido um teste para medir seu nível de stress.

Já publicamos aqui um artigo sobre os tipos de estresse e como afetam nosso organismo, portanto sabemos que nem sempre ele será ruim. No entanto percebemos que precisamos estar atentos aos sinais de estresse para mantê-lo sob controle.

Mas dá para saber quando o estresse está presente em minha vida e até quando fugiu ao controle? Sim. Agora você já sabe que o estresse é uma resposta física ou mental a algo externo. Então quando você GRITA, numa situação que não precisaria ter gritado. Quando se ofende num momento onde normalmente não se ofenderia. Ou quando se sente magoado por alguma coisa que normalmente consideraria “pequena”. Bem, neste momento encontrou o estresse agindo em sua vida. Quase controlando você.

Quase controlando apenas? Sim. Ele só estará totalmente no controle quando você parar de perceber sua ação. Os outros é que vão dizer a você sobre estas reações exageradas. Triste, mas é verdade. E este é o motivo pelo qual pode tornar-se letal. Você perde o equilíbrio e não consegue ver que o perdeu. Tende a atribuir suas reações unicamente aos fatores externos. Eles são os culpados.

Não é mentira, é verdade. Os fatores externos estão mesmo provocando você.

Suas reações a eles é que saíram no espaço da “normalidade”. Agora sua vida estará fazendo parte da estatística dos estressados.

Outras fontes: nossos artigos  As 7 dicas de ouro para melhorar sua qualidade de Vida e Tranquilidade e Produtividade uma relação direta e profunda  

Depois disso também poderá baixar nosso Guia 16 caminhos para manter-se tranquilo e produtivo, é grátis!

Volte aqui para nos contar como tem percebido os sintomas de estresse em você e nos colegas ok?

Abraços

 

+Produtividade -Estresse

[email protected]

Especialista em Gestão do tempo e Produtividade

 


imagem: pixabay.com

Compartilhar: