Muitas vezes, a má administração das nossas atividades diárias acaba roubando algumas horas do nosso sono. E quando não proporcionamos a boa noite de sono que o nosso corpo merece, percebemos que o rendimento e atenção do dia seguinte acabam sendo prejudicados.

Ter um sono de qualidade é fundamental para o nosso bem-estar. Uma boa noite de sono é capaz de auxiliar a reduzir o risco de desenvolver diversas doenças crônicas, permite manter o cérebro saudável e também estimula o sistema imunológico. Para conquistar e manter todos estes resultados, existem algumas estratégias que vamos te contar neste artigo. Continue a leitura!

Quando não temos uma boa noite de sono, nosso corpo pode vir a apresentar sinais de sonolência, fadiga, falta de concentração/foco, irritação e estresse. O organismo se fragiliza de tal forma que fica mais suscetível à ação de vírus e bactérias causadores de gripes, resfriados e doenças crônicas. Todo este cenário leva a uma diminuição no ritmo da sua produtividade, impactando diretamente em seus resultados profissionais.

 

Qual é a relação entre o sono e a produtividade no trabalho?

Uma má qualidade do sono provoca uma alteração na produtividade dentro do ambiente de trabalho e faz com que a pessoa não consiga se manter atenta e motivada. Em situações como esta, detalhes importantes podem vir a passar despercebidos e erros se tornam cada vez mais comuns e constantes. 

Dormir bem contribui para o aumento da disposição, capacidade mental e por consequência, melhora a produtividade. Outros benefícios que podemos citar de uma noite de sono revitalizante é a redução da fadiga e a melhora no desempenho nas atividades diárias. Podemos perceber que é de extrema importância entender que a qualidade do sono seja prioridade em nossa vida, tanto para o bem da nossa saúde quanto para o sucesso profissional.

Dormir é um ato natural. Portanto, se o sono não surge de forma natural ou se ele aparece em um momento inadequado, significa que o nosso comportamento está confundindo o cérebro e é preciso reeducá-lo. A prática da higiene do sono pode te ajudar a reorganizar seus comportamentos para então melhorar a qualidade do sono. 

 

Higiene do sono, o que é?

A higiene do sono é um conjunto de práticas rotineiras que podem ajudar na qualidade do sono. Em essência, trata-se de uma mudança de hábitos não saudáveis que nos atrapalham a ter uma noite tranquila e reparadora. 

Condições como o ambiente que nos cerca, alimentos que consumimos e outras ações automáticas do nosso dia a dia transmitem ao nosso cérebro uma mensagem de que ele não deve “desligar”. Assim, quando chega a hora de dormir, o sono simplesmente não aparece. 

Para realizar a prática da higienização do sono, você vai precisar: 

 

1) Preparar o Ambiente

O ambiente faz toda a diferença na qualidade do seu novo. Preocupe-se em fazer do seu quarto um lugar relaxante e apropriado para uma boa noite de sono. Deixe-o com pouca ou nenhuma luz. Cuide para que tenha uma temperatura agradável. Invista em lençóis, cobertas e travesseiros confortáveis. Não leve para a sua cama smartphones e computadores.

 

2) Capturar Pensamentos e Compromissos

Antes de se deitar, encerre o dia esvaziando a sua mente. Anote todos os pensamentos que surgirem e tarefas que ficaram para o dia seguinte. Faça uma reflexão sobre as coisas que deram certo e as que não foram possíveis concluir no dia. Essa prática vai te ajudar a organizar melhor as informações em sua cabeça. Deixe um bloquinho ao lado da cama, assim, se algum pensamento vier a te incomodar, capture-os para resolver no dia seguinte.

 

3) Cuidar de Sua Alimentação

Evite bebidas alcoólicas e cafeína na parte da noite. Se organize para jantar pelo menos três horas antes de dormir. Se gostar de chá ou leite quente, tome antes de se deitar.

 

4) Praticar Atividades Relaxantes

Antes de dormir, crie o hábito de fazer atividades relaxantes. Ler livros, ouvir músicas suaves ou playlists com barulhos agradáveis como chuva, mar e natureza são benéficos.

 

5) Praticar Atividades Físicas

A prática de atividades físicas pode se tornar um vilão do seu sono quando realizadas de forma errada. Se organize para realizar as atividades pelo menos três horas antes de se deitar ou pela manhã. Além de cuidar da saúde física e mental, esta rotina te ajudará a melhorar a qualidade do seu sono.

 

6) Criar Uma Rotina

Estabeleça uma rotina antes de ir dormir. Conforme uma atividade se torna um hábito, o cérebro passa a associá-la de forma diferente. Ao pré estabelecer um “ritual” para dormir, essa atividade é automaticamente associada com o descanso. Determine horários para deitar e acordar. 

 

Benefícios de Um Sono de Qualidade

  1. Melhora do raciocínio;
  2. Melhora da concentração e memória;
  3. Ajuda na regulação do humor;
  4. Mais disposição e energia;
  5. Melhora da produtividade;
  6. Estimula a criatividade;
  7. Ajuda no desempenho físico e mental no geral.

 

A aplicação do método GTD® no dia a dia auxilia a melhorar a qualidade do seu sono, mas também é necessário adotar a prática de higienizá-lo para potenciar os benefícios e a sua saúde e bem-estar.

Compartilhar: