Alguns de seus hábitos podem estar sabotando você. Descubra aqui quais são eles e elimine-os.

 

aquiete se

 

Hábitos são atitudes recorrentes, quase mecânicas, que nosso cérebro realiza sem gastar energia para isso. Ou seja, não é uma decisão consciente daquele instante. Pode até parecer que você decidiu fazer algo, mas num olhar cauteloso descobrirá que tal decisão foi tomada há muito tempo. Você está apenas “obedecendo” uma ordem anterior.

 

A repetição constante de alguma ação ou decisão cria um hábito. Nosso cérebro adora os hábitos porque lhes economiza em energia. Ocorre que nem todos os hábitos que adquirimos são benéficos. É preciso estar atento para selecionar e alimentar apenas os que nos fazem bem.

 

Use a lista oferecida aqui para identificar alguns hábitos que possui e estão atrapalhando você.

 

  1. Não se irrite

Conte até 10, dê um passo para trás e analise a situação por outros pontos de referência (além do seu). Todos buscamos a mesma tal felicidade e o caminho mais curto para ela é entender que somos todos um. Pode parecer mais simples de falar do que de fazer, mas vale cada segundo investido treinando.



  1. Como anda sua automatização nos processos?

A tecnologia existe e está a disposição para melhorar nossa qualidade de vida. O céu é o limite. O tempo que investir agora pesquisando e aprendendo retornará com muito lucro para você.

As planilhas eletrônicas são um exemplo ótimo de economia de tempo. Se você não viveu a experiência delas no papel pergunte para alguém mais velho. Depois questione um jovem sobre para quê ele usa o whatsapp. Muitas de nossas tarefas diárias podem ser substituídas pelo poder das máquinas. Descubra onde ainda não usa isso e depois aloque o tempo economizado em algo direcionado a sua satisfação pessoal. Um cineminha quem sabe. Usar bem o seu tempo é uma escolha sua.



  1. Já aprendeu a dizer não?

Eu já listei aqui 4 bons motivos para dizer não e vou agora focar na seguinte perspectiva da questão: sua importância e valor pessoal. Isso mesmo. Ao dizer sim quando na verdade deveria ter dito não face aos demais compromissos já assumidos, você diminui seu valor. Será que está considerando que não entregar o prometido não será um problema para quem está aguardando você? Quando outra pessoa lhe confia uma ação, ela acredita em você, conta com isso e vai ficar “desfalcada” com sua não entrega. Ela valorizou você. Você se desvalorizou. Achou que não entregar sua promessa não ia fazer tanta falta assim.



  1. Seu machado está afiado?

Quem sabe você já usa moto-serra, não precisa mais afiar machados. Mas se usa equipamentos eletrônicos precisa manter antivírus e backups atualizados, usar versões estáveis dos aplicativos, desfragmentar o disco, carregar as baterias a noite. As ferramentas que está usando para realizar suas tarefas são recursos que devem facilitar, não dificultar. Não faz diferença quais ferramentas prefere, o que importa é elas estarem te ajudando a fazer melhor e mais rápido, não o contrário.



  1. O sistema de controle atual funciona?

É muito comum perdermos produtividade quando nosso atual sistema de controle é falho. Não sabemos o que fazer, quando, porque motivo ou em qual prioridade. O método GTD é brilhante neste quesito, semanalmente pede para olharmos de novo em todos os itens de nosso sistema. Este hábito traz clareza e objetividade nas ações.



  1. Você já entendeu que perfeição é um conceito relativo?

Buscar a excelência em tudo o que fazemos é uma questão de postura e satisfação pessoal. Porém deixar de realizar por não encontrar o ponto perfeito não deve ser o seu propósito. Esta busca pela perfeição é insana e muito antiprodutiva. Permita-se fazer menos que o perfeito. Seu estresse vai diminuir e sua produtividade vai aumentar.



  1. Qual seu volume de reuniões?

A quantidade de reuniões que você participa precisa considerar o tempo necessário de execução das tarefas. Este equilíbrio deve ser mantido, do contrário será insustentável.



  1. Delegar é preciso.

Por vezes nosso padrão de qualidade fica gritando que só vai ficar bom se nós mesmos fizermos. Pode até ser verdade, mas se existe uma equipe trabalhando num objetivo comum, o objetivo precisa ser entregue. Este olhar mais amplo nos encoraja a distribuir as tarefas para conseguir entregar o resultado. Se esta equipe não entrega com qualidade ela precisa ser treinada ou substituída.



  1. Acompanhar, imprescindível.

Mais que acompanhar o andamento das tarefas delegadas, precisamos manter uma revisão constante de nossas próprias tarefas. Um projeto jamais será concluído dentro do prazo sem um acompanhamento frequente e regular. Estes dados qualitativos e quantitativos no decorrer do tempo formam um conjunto coeso, ao seu alcance, para redirecionamentos de ação. Uma ação emergencial de “salva projeto” poderá ser executada se percebermos a necessidade dela enquanto ainda é tempo.



  1. Tudo que é demais faz mal

A maneira mais estranha de acabar com sua produtividade é tentando ser super produtivo. Limite o tempo gasto no planejamento e mantenha o foco na execução. Faça planos mas não deixe de agir, defina bem o tempo para cada um.



  1. Agilidade é uma necessidade

Imagine uma TV que se propõe a oferecer as notícias de última hora mas demora várias horas para colocar as notícias no ar. Olhe de frente para o problema e resolva o mais rápido possível. Quanto mais recente ou menor mais rápido de resolver.



  1. Seu trabalho em equipe é solitário?

Quando uma equipe não funciona bem todos precisam parar uns instantes para resolver isso. Não importa onde está o problema. Ele existe, precisa ser identificado e resolvido. Alguns perfis profissionais são melhores em equipe. Se você não faz parte deste grupo, é interessante aprender mais sobre o assunto ou vai continuar solitário. O diálogo constante é imprescindível.



  1. Existem decisões simples e complexas

Você pode diferenciar as duas respondendo a seguinte pergunta: esta decisão vai importar daqui uma semana, mês ou ano? Se é algo que amanhã não fará muita diferença, não use seu tempo para pensar longamente nos prós e contras disso. É improdutivo.



  1. Mudanças

No geral resistimos às mudanças, sejam quais forem, em função da curva de aprendizado que ela exige. Tudo que é novo pede treino até adquirir experiência e domínio. Antes de mudar avalie com atenção a relação custo x benefício disso. Seus aplicativos de produtividade entram neste fator também.



  1. Onde ficam seus limites?

Estabeleça qual o volume de tempo que quer dedicar ao trabalho, estudo, família, lazer. Some e redistribua estes tempos até a conta bater. Agora que ficou claro, respeite. Será muito improdutivo e ficará bem descontrolado sempre que não respeitar estes limites.



  1. Será que você aprende com seus erros

Todos erramos, mas o maior erro que cometemos é não aprender nada com eles e repetí-los. Este é um tempo muito bem empregado: analise o que aconteceu, o que provocou o erro e como evita-lo. Por mais que pareça externo sempre existe algo que podemos fazer para evitar.



  1. Comparações são matadoras de produtividade

Cada indivíduo possui sua maneira de realizar as coisas. Se o outro faz algo mais rápido que você, tudo bem. Somos todos ignorantes, só que em assuntos diferentes.


Estes 17 fatores podem estar matando sua produtividade por seu uso ou desuso. Reserve um dia inteiro de análise para cada um deles. Anote suas descobertas e mude se for adequado aos seus objetivos.

 

Você já baixou nosso e-book Tranquilo e Produtivo?

 


Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}


Imagem : recantodasletras.com.br
Tradução livre LifeHack
Compartilhar: