Já faz mais de um ano que nossa realidade se transformou com a pandemia do COVID-19. Mais do que nunca, competências como flexibilidade e resiliência tiveram grande importância.

Com a mudança repentina de muitos empregos para o formato de home office, alguns desafios apareceram.

Desafios da pandemia

Inicialmente, conciliar a vida pessoal X profissional foi um dos maiores desafios que encontramos. Com pouco tempo para pensar e a necessidade de uma resposta rápida, precisamos primeiro agir e depois impor limites. Dessa forma conseguimos criar barreiras entre o profissional X pessoal.

Em seguida, podemos dizer que manter a produtividade em meio a crise também não foi nada fácil. Neste quesito, quem já conhecia o método GTD®, pode ver na prática seus benefícios.

Após todos esses desafios, veio a pergunta: Como manter a motivação meio a crise e pandemia?

Confira as reflexões de David Allen sobre o tema, em uma entrevista concedida ao The New York Times:

Ney York Times: 

Estou fazendo um artigo sobre (des) produtividade no momento ímpar da pandemia, quando parece haver luz no fim do túnel, mas muitas pessoas relatam se sentirem apáticas e desmotivadas. Eu adoraria ouvir sua opinião sobre isso – se você percebeu e o que você aconselharia para combater esse fenômeno?

David Allen:

Eu percebi um pouco disso, provavelmente, pelo mesmo motivo que a maioria das pessoas provavelmente estão no mesmo barco:
• Tempo não estruturado
• Futuro não estruturado
As estruturas anteriores que as pessoas tinham em suas vidas e, especialmente, em seu trabalho, deram-lhes uma forma de se agarrar, em torno da qual administrar o resto de seus ecossistemas. Eles podem ter reclamado deles, mas havia solidez em seu mundo não tão ótimo. Com essas estruturas destruídas ou pelo menos seriamente desfeitas, há um vácuo na consciência, que pode facilmente levar ao tédio, apatia e falta de motivação para a frente.

A chave para sair disso é sutil – qual é a sua nova experiência ou resultado desejado, dadas as realidades atuais? Que novos projetos você poderia / deveria reconhecer, se comprometer ou explorar neste novo mundo?

Até que esses sejam trazidos à tona, engajados de maneira adequada, o abismo do tédio provavelmente permanecerá.

 

Assim vemos que não há segredos para superar esses desafios! Como David Allen diz, precisamos tomar as rédeas da situação e analisar calmamente nossas pendências e projetos de um panorama maior. Dessa forma podemos nos engajar no que é mais relevante e  nos mantermos produtivos e motivados.

 

Quer aprender mais sobre o método GTD®? Então confira alguns conteúdos de nosso blog:

Dicas para colocar o método GTD® em prática

Como produzir e manter a sanidade mental em 2021

 

Conheça também nossos treinamentos para se aprofundar no tema e transformar assim sua rotina!

 

Compartilhar: