done_feito

Olá, quero compartilhar com vocês o artigo abaixo, que li na Fast Company.

Ele discorre sobre estas 4 letrinhas D O N E, que significa feito. O objetivo é chamar a nossa atenção para o fato de que seu efeito psicológico é bem forte em nós. Espero que seja útil para você como foi para mim. 

Como dizem “feito é melhor que perfeito” mas há uma outra razão para nós ao tentar criar esses momentos de dizer feito, e qual seria?

 

Dizer a nos mesmos que concluímos uma tarefa na qual determinamos realizar, não só cria uma reação emocional, mas uma resposta fisiológica também”, diz Leslie Sherlin, psicólogo, especialista em neuroperformance, e o co-fundador da empresa SenseLabs-formação cerebral.

 

De acordo com Sherlin, quando estamos concentrados em uma tarefa, a atividade elétrica do cérebro é intensificada.

 

Mas no momento em que dizemos que algo é feito, a atividade elétrica de nosso cérebro muda, sendo ativado e engajado em um estado mais relaxado, diz ele.

Este novo estado de relaxamento, nos permite assumir a próxima tarefa e ajuda a construir nossa confiança, contribuindo para assumir até as tarefas mais desafiadoras.

 

Como criar mais oportunidades para dizer feito:

  1. Quebre as tarefas em pequenos pedaços.
  2. Se você quer fazer uma tarefa que parece ser complexa demais, simplique!!! 
  3. Divida ela em etapas que sejam simples de fazer, assim além de tornar ela mais fácil você irá criar mais oportunidades de dizer FEITO!!

 

Trabalhe em segmentos de 10 minutos

 

Se desejar use um cronômetro, faça o máximo que puder durante esse tempo sem se distrair. Quando o cronômetro apagar, diga “FEITO” e, em seguida, selecione a próxima tarefa que você precisa fazer, e defina o timer mais uma vez.

 

Visualize a tarefa concluída

 

Imagine-se completando a tarefa. “Mesmo que não tenhamos alcançado a etapa ainda, imaginar que o passo tenha sido alcançado, cria impulso e motivação, o que nos permite chegar muito mais rápido”, diz Sherlyn.

 

Tire pequenas pausas

 

Crie oportunidades para tirar pequenas pausas ao longo do dia. Ir para um passeio, pegar um café, isso permite que o cérebro reinicie, fazendo com que você lide com a tarefa ou projeto mais energizado.

 

Diga : DONE, FEITO !!!

 

Até mais

Layse Ribeiro
Analista de T&D, Call Daniel

 

imagem: Facebook

traduzido/inspirado em: FastCompany

Compartilhar: