O COVID-19, mais conhecido como “novo” Coronavírus, chegou ao Brasil e vem fazendo com que rotinas, planejamentos, projetos e até leis precisem ser transformadas. Classificado como pandemia pela OMS no último dia 11 de março, algumas medidas de prevenção estão sendo amplamente divulgadas e os principais Estados afetados estão sob orientação de distanciamento social. Desta maneira, veja a seguir com ter mais produtividade no trabalho na crise.

home office produtivo

Trabalhar de casa + Produtividade no trabalho na crise

Algumas empresas brasileiras estão seguindo à recomendação de distanciamento social trabalhando com Home Office, de forma integral ou parcial. Para muitas empresas e trabalhadores, essa dinâmica pode ser completamente nova e, com isso, novos desafios serão enfrentados.

Se este é o seu caso, saiba que provavelmente vai levar algum tempo até se acostumar com a nova forma de trabalhar. Mas não desanime, algumas dicas podem ajudar neste processo:

1. Defina um espaço
Mesmo que não seja o local ideal no momento, é importante ter definido qual será o local para trabalhar. E oriente quem mora com você sobre isso.

2. Crie blocos produtivos
Divida sua agenda em blocos com horários específicos, com intervalos entre um e outro. Isso evita trabalhar por muitas horas na sequência.

3. Acompanhe sua produtividade
Anote horários de início e término das tarefas. Vai ajudá-lo a analisar melhor sua produtividade e como melhorá-la.

4. Entre e saia do “modo trabalho”
Crie uma rotina para delimitar início e fim da rotina de trabalho. Você pode começar arrumando sua mesa e finalizar com o horário de se exercitar, por exemplo.

 

Home office produtivo

 

Cuidando da saúde mental

Mudar os hábitos, planos e a rotina do dia a dia pode não ser uma tarefa fácil. E, muitas vezes, essas mudanças vêm acompanhadas do estresse. Por isso, é importante neste momento cuidar também da mente.

Se o medo, ansiedade e preocupações não forem administrados, sua saúde física poderá ser afetada de diferentes maneiras, além de prejuízos emocionais e comportamentais. Aqui vão algumas boas escolhas para lidar com a situação:

• Mantenha-se conectado com seus amigos e familiares: Ligue para seus pais e avós, faça uma chamada por vídeo com os amigos;
• Dê um tempo: Não fique o tempo todo conectado nas mídias, redes sociais ou acompanhando as notícias;
• Prefira fontes de informação confiáveis: A desinformação pode aumentar ainda mais a ansiedade;
• Tente não se preocupar em excesso: Ocupe a mente com atividades agradáveis que te tragam bem-estar;
• Concentre-se no que precisa ser feito: Use seus pensamentos e energias para o que você precisa fazer;
• Peça ajuda se necessário: A situação é inédita para todos, juntos vocês podem se ajudar;
• Mantenha sua casa ou ambiente organizado: Isso ajuda o cérebro a organizar as ideias e esvaziar a mente;
• Liste coisas pelas quais você é grato: Isso pode ajudar a estar presente e aceitar a situação;
• Gaste energia: Pratique atividades físicas em casa como alongamento, yoga, polichinelos etc. Na internet e em aplicativos como Nike+ Training Club, você encontra diferentes opções guiadas para praticar;
• Pratique meditação e mindfulness: O estado de aquietar a mente pode ser praticado até mesmo nos 20 segundos enquanto lava as mãos, com a respiração focada;
• Faça o que te faz sentir bem: Assistir um bom filme, comer sua comida preferida, rever fotografias antigas, aprender uma nova língua, fazer uma receita que viu por ai, entre outros.

Fontes: Harvard; Harvard Medical School; Harvard Professor

Você pode também aproveitar para praticar a leitura e atualizar seus conhecimentos. A Call Daniel oferece conteúdos gratuitos encontrados no Blog, além de treinamentos e mentorias para produtividade que podem ser feitos online ou em turmas abertas.

Compartilhar: