pequenos-detalhes

O GTD é a metodologia de maior sucesso para a gestão do tempo utilizada em empresas do mundo todo. Nós, da Call Daniel, sentimos orgulho em colaborar para isso. Neste artigo vamos chamar sua atenção para um detalhe que pode fazer toda a diferença entre sucesso e fracasso: Ação física.

 

O método GTD é convicto ao afirmar que listar nossas ações (tarefas) e mantê-las organizadas (inclusive com revisões frequentes) proporciona o impulso necessário para realizar tudo que definirmos para fazer. Se já sabemos que na prática isso está funcionando muito bem para milhões de pessoas ao redor do mundo, por que não tem funcionado para tantas outras?

 

Muitas das respostas podem estar em detalhes que costumam passar despercebidos. A questão de que a próxima ação deve ser uma ação física, muito provavelmente é um deles.

Veja um exemplo disso:

 

“…Descobri que quando programo algo pra fazer e não sou pontual na programação, é muito provável que eu não execute.
 
Se eu coloco a próxima ação assim: “estudar UNIP”, normalmente não faço, pois não especifiquei o que exatamente, qual matéria, capítulo, nada, apenas estudar.
 
Mas se coloco assim: “estudar Unip, matéria programação prof. Pedro, apostila II, unidade 3, vídeos 1 e 2” funciona perfeitamente. Não sei explicar o porquê, mas quando não sei exatamente o que vou fazer, gera um bloqueio em querer começar, acabo não começando e não fazendo nada. Mas se sei exatamente o que fazer, simplesmente faço…”
Usuário GTD
 

 

O David Allen explica, e você já deve ter lido sobre isso. A explicação é que quando você anota a real ação física envolvida na tarefa, não precisa mais pensar, apenas fazer. Por isso que funciona!

 

Então, a partir de hoje e na revisão desta semana dedique um tempo maior para decidir exatamente como vai escrever o que precisa ser feito em sua “@próxima ação”. Escolha cuidadosamente sua frase de ação de tal maneira que você não precise decidir mais nada na hora de fazer a tarefa. De maneira que apenas a faça, sem exigência adicional de escolha ou decisão. Será uma ação física, muito mais que algo intelectual ou vago a ponto de colocá-lo para pensar antes de agir.

 

É claro que se sua ação for pensar, escolher ou decidir sobre algo não há como fugir disso, mas em todas as demais vai fazer uma diferença enorme, experimente. Quaisquer dúvidas adicionais use nosso canal “Pergunte ao Daniel e a sua Equipe”.

 

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

Imagem: agsalmeida.wordpress.com

 

 

 

Compartilhar: