Olá leitores da Call Daniel, tudo bem? 
 
Estamos continuando o envio das 52 reflexões semanais do David Allen, traduzidas livremente do seu segundo livro, “Ready for anything”, onde ele traz textos para aprofundamento no GTD. Nossa querida Thais Godinho teve a brilhante ideia de compartilhar com o time da Call Daniel e nós estamos tomando a liberdade de enviar a cada semana para todos os assinantes do Blog “Dicas Call Daniel”.
 
O tema desta semana continua a desenvolver o raciocínio do que falamos na semana passada. Não importa o quão importante ou não-importante nos parecem – qualquer compromisso não cumprido consome nossa energia e nos deixa indisponível para outros. Quando nós trazemos esses itens para a superfície e os completamos, uma energia que até então estava inacessível é então libertada.
 
readyFORanything.jpg

 

Lidar com o mundano é mágico. Limpar a garagem, por exemplo. Eu sei que definir o planejamento estratégico para um grande projeto e limpar a garagem de casa são atividades completamente diferentes. Uma requer foco de alto nível, enquanto a outra requer mais força física e simples disposição, sem precisar pensar muito. Ainda assim, existe uma relação estranha e maravilhosa entre as duas atividades.

Quando você se propôe a acordar cedo no sábado para limpar a garagem, levanta, coloca suas calças jeans um pouco mais gastas e trabalha na limpeza do ambiente, pode ser que toda a visão que você tinha sobre o seu planejamento estratégico mude completamente. Pode ser que surjam alguns insights. Pode ser que você se inspire e lembre-se de algo que antes não tinha sido levado em consideração.

Talvez o ato físico do mundano o leve a pensar sobre decisões criativas que um dia você tomou, como por exemplo: Lembra-se do dia em que você tirou essas fotos que estão em uma caixa na garagem? E do motivo pelo qual você colecionou essas pedras? Esse tipo reflexão serve como gatilho para acionar sua consciência executiva e criativa. Talvez seja simplesmente algo natural que acontece quando você limpa e fecha todos aqueles laços abertos que estavam com energia estagnada. O que você vai liberar com isso vai ser muito diferente da situação anterior – e muito diferente do que você imaginou que iria criar. Talvez, até melhor.

É por isso que o David diz manter um ceticismo saudável quando as pessoas falam para ele que querem ter o controle do seu trabalho “definindo prioridades”. A escolha (e a recomendação dele) sempre será ir limpar a garagem do seu trabalho, da sua vida, da sua mente. Então o que quer que seja prioridade, sua visão, seus planos, emergem, desta vez com raízes mais sólidas.

O mundano não é um substituto do sublime. É apenas a passagem secreta para ele.

Por falar nisso…

  • Você já teve alguma inspiração enquanto executava uma atividade mundana?
  • Que laço aberto ao seu redor precisa que você “die um jeito”, fisicamente falando? Você consegue imaginar o que te espera do outro lado?

Boa semana!

Compartilhar: